Marketing de Conteúdo - Gestão completa para sua empresa - Agência St
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O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma atividade com dois processos correndo simultaneamente. Digamos que é o corpo e a alma.

O corpo é o Conteúdo, e a alma, o Marketing. O Conteúdo é o fator físico, que vai se apresentar “alegremente” ao público, o qual todos têm acesso. Já o Marketing, irá reunir todos os conteúdos produzidos ao longo do tempo, com o objetivo de cada vez mais gerar interesse no público alvo, transformando-o num consumidor em potencial.

Veja o gráfico abaixo e entenda melhor o processo:

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Nós da Agência St temos grande preocupação em gerar os resultados esperados aos nossos clientes. Embora trabalhemos com SEO, Links Patrocinados, Gerenciamento de Redes Sociais e diversos outros serviços de marketing digital, toda implementação pede por ajustes e reajustes – alguns grandes, outros nem tanto -, que é necessário desenvolver estratégias qualificadas e mais profundas, que levam, então, aos resultados esperados.

A estratégia que usamos é a implementação de Marketing de Conteúdo.

 

O Marketing de Conteúdo não é um processo de comunicação novo, mas já tem sido utilizado em todos os países há muitos anos atrás, inclusive no Brasil, desde Dom Pedro II.

Desde Gutenberg, Johannes Gutenberg (1398 – 1468), o criador da impressão mecânica, o conteúdo foi sempre a fonte, a base de conhecimento e de disseminação de informação para reis e trabalhadores. Hoje, a técnica da produção de conteúdo é ainda utilizada, mas com pesquisas e estudos que têm por objetivo direcionar o leitor/ouvinte para determinado sentido. Portanto, essa técnica, que ensina, que agrega, que tem a ideia de gerar valor é de grande importância estratégica para qualquer empresa que tenha o desejo de crescer.

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Por que é importante trabalhar Marketing de Conteúdo?

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Você sabia que a grande sacada da Google foi justamente atender a demanda das pessoas, respondendo aos interesses delas? A empresa percebeu que, se ela responder positivamente a tudo o que uma pessoa procura por curiosidade ou interesse, essa pessoa sempre irá acessar o canal de busca para sempre procurar mais e mais, ou seja, consumir mais e mais.

Isso fez com que um tráfego muito grande surgisse em sua página de pesquisa. Era como uma enciclopédia digital, mas sob demanda. Digo, ainda é.

 

O Marketing de Conteúdo vai de encontro com o que as pessoas interessadas estão buscando no Google. Por exemplo, eu gostaria de saber mais sobre cachorros, especificamente sobre a raça chiuaua. Se a empresa que trabalha com animais estiver trabalhando com Marketing de Conteúdo corretamente, e ter feito algum texto, vídeo, foto etc. de qualidade sobre a raça chiuaua, o buscador automaticamente irá entender que a página é relevante para entregar ao interessado. Logo, o interessado em chiuaua irá visitar a sua página, gerando visita ao seu site. Esse processo de interesse, visita, interesse visita é o caminho para torná-lo um consumidor direto.

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Como é feito o Marketing de Conteúdo em empresas e instituições?

O Marketing de Conteúdo, cujo nome é sugestivo, é realizado por muitas empresas por profissionais de marketing, o que é quase óbvio. Mas é aí que entra um grande conflito. O profissional de marketing é responsável para vender produtos ou serviços e também para construir imagens por meio de estratégias específicas. Ele quase sempre irá focar em conteúdo do tipo: “aproveite essa oportunidade!”, “não perca!”, “adquira já o seu!”. Mas Marketing de Conteúdo não é isso. É na maior parte do tempo isenção comercial, mas entrega de boa informação, com vídeos, fotos, textos etc., como se fosse uma notícia. Tem o simples objetivo de informar, entregar ao usuário o que ele busca, nada mais.

Portanto, é importante que o profissional dessa área seja melhor em pesquisa do que em marketing, porque ele precisa conhecer muito sobre o assunto o qual será trabalhado, para, assim, oferecer informação relevante, interessante e de qualidade. Esse é um dos diferenciais da Agência St. Trabalhamos basicamente com jornalistas especializados em marketing digital, que fazem muita pesquisa antes de começar a produzir qualquer tipo de conteúdo. Desde madeira plástica até produtos japoneses e idioma russo, tudo isso o profissional consegue compreender, analisar e gerar um conteúdo que, em sua totalidade, sugere ter sido produzido por profissionais da área em questão.

O passo a passo da atividade segue geralmente a seguinte linha:

  1. O jornalista estabelece sua metodologia de pesquisa;
  2. cria sua base de informação/fonte;
  3. estabelece os cronogramas de cada conta;
  4. estuda as palavras-chave;
  5. desenvolve as pautas e os roteiros;
  6. inicia o desenvolvimento;
  7. envia para revisão e aprovação;
  8. e enfim, o conteúdo vai ao ar.

COMO APLICAR MARKETING DE CONTEÚDO NA EMPRESA?

Marketing-de-Conte#U00c3#U00bado-passo-a-passo2Primeiro:
Conseguir acesso (login e senha) a todas as redes e mídias da empresa/instituição. Desenvolver uma identidade – unificada – digital e visual, preencher todas as lacunas de informações das redes, inserir fotos de perfil e preencher tudo o que diz respeito à identidade da marca.

 

Segundo:
O responsável pela gestão deverá saber o que a empresa faz, as referências sobre o assunto, entender os processos, saber quem são os concorrentes, quais assuntos permeiam o nicho como um todo, entre outras informações que podem agregar valor. Conhecer o que os concorrentes estão fazendo também é importante.

 

Terceiro:
Planejar. É importante criar os próprios métodos de organização e planejar com antecedência as atividades, postagens, textos, pautas etc. Aliás, se você acompanhar o blog da Agência St, poderá encontrar muita informação sobre Marketing de Conteúdo e também alguns documentos gratuitos para download, que ajudarão na sua organização.

 

Quarto:
Sempre estude os assuntos que irá abordar. Nunca escreva por mero conhecimento empírico, já que especialistas no assunto podem aparecer e questionar as afirmações ali feitas. Isso ficará feio para a empresa e para você. Portanto, não caia no engano do “eu sei”. Você pode saber, mas estudar antes é sempre recomendável.

 

Quinto:
Pare de pensar. Coloque tudo em ação!

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo não é simplesmente produção de conteúdo e ok, ponto final. Tudo isso tem uma razão, um propósito andando paralelamente.

O conteúdo serve para gerar interesse, conseguir oportunidades, considerar compras e vender.

Considere o funil de Marketing de Conteúdo abaixo
Cada etapa é praticamente um ponto de marketing:

Funil-de-Vendas

O funil acima representa as principais etapas para geração de lead desde o primeiro contato. O Marketing de Conteúdo será responsável em todas as sete etapas, sem a necessidade de ficar empurrando produtos por meios convencionais. A primeira etapa é conseguir a atenção do usuário e, com a produção de outros conteúdos de boa qualidade (que irá gerar automaticamente as etapas 2 e 3), levá-lo para a etapa 4 e 5, que basicamente são gerar expectativa de compra. As etapas 6 e 7 são a concretização do objetivo.

O trabalho no entanto não para por aí. O Marketing de Conteúdo é um processo contínuo, que irá abordar todos os usuários e possíveis consumidores, formando sua educação em determinados assuntos e, consequentemente, gerar novos leads e novas concretizações, num ciclo de consumo.

Essa é a importância do Marketing de Conteúdo e os benefícios que este pode trazer. Não é conquistar por meio de ofertas forçadas, mas por meio do ensino, da informação, da geração de relevância e destaque sobre a própria marca (branding).

 

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