Conteúdo

11 coisas que irritam nos sites

Resolvi escrever esse post porque sei que muitas pessoas sofrem com essas coisas, em silêncio. E sei que cada internauta tem um método de diminuir ou simplesmente excluir esse sofrimento que o acomete no dia a dia. Porém, é necessário ser sincero consigo mesmo: infelizmente não temos o controle definitivo dessa situação. Portanto, internautas do Brasil e do mundo, uní-vos! E vamos xingar e rir juntos =D

Falta de objetividade

Falta de objetividade

Existem muitos sites por aí que só entramos porque estava na primeira página do Google ou do Bing, porque se fosse pela objetividade, nem cogitaríamos em clicar no link. É aquela ideia de encontrar tudo o que procuramos, mas sair sem todas as respostas.

Erros de grafia e português

Erros de grafia e português

Encontrar um erro de digitação até vai, mas de português, sério, não dá. A primeira impressão de um site com esse tipo de ocorrência é que a empresa não realiza seus serviços com excelência, permitindo parte dos processos passarem descuidadamente. Sério, e dependendo de quem está lendo, o erro será multiplicado por 10.

Aproveitando, se você gosta de escrever, segue uma dica para aprender a escrever, e escrever bem.

Links quebrados

Links quebrados

Já passou por isso ou não? Navegando pelo site normalmente, você encontra um título interessante e digno de leitura; você vai direto, seco, com o mouse sobre o link, e clica ansiosamente; passa-se alguns segundos (a ansiedade aumentando) e, num repente, uma informação aparece: “Page Not Found”.

Informações/site desatualizados

Informações/site desatualizados

Um desgosto sobe pelas entranhas quando nos deparamos com aquele site da época da conexão discada. Aqueles textos ocupando desde a extremidade esquerda à extremidade direita da tela, as fotos em baixa qualidade, imagens informando atualidade quando um conjunto de disquete (floppy disk) é a composição principal do conteúdo, background aparentemente feito em Paint, todo pixelado, e notícias “atuais”,  o informando sobreHD com a maior capacidade de armazenamento do mundo: 5Gb.

Música de background

Música de background

É simplesmente irritante entrar num site e se deparar repentinamente com uma música – ruim – tocando muito alto. Tomamos aquele susto histérico e a primeira coisa que fazemos é: ou dar stop, ou fechar a página e nunca mais voltar. Dependendo, surge uma súbita vontade de enviar uma mensagem xingando até o papagaio do gênio que criou o mecanismo.

Flood de informação

Flood de Informação

Você já entrou naqueles sites que têm três, quatro colunas, com um monte de informação na parte superior, inferior, dos lados, pop up pra lá e pra cá e um monte de blablabla? Pois é, muitas vezes entramos para ver apenas uma informação específica, mas saímos imediatamente porque o site estressava tanto quanto o trânsito de São Paulo.

Falta de usabilidade

Falta de usabilidade

É o caso de você procurar por algo e não encontrar. Nada é prático, tudo é necessário clicar, rolar, uma coisa está longe da outra, nada se relaciona… Enfim. Pense naquele site ruim… Esse mesmo.

Splash page

Splash Page

Sabe quando você entra numa página e aparece aquela introdução, aquele “welcome” que fica carregando, pedindo doações, tocando uma musiquinha de fundo e talz? Terrível. A primeira reação é procurar o “x” ou “skip intro”, ou desistir.

Ausência de formulário de contato

Ausência de formulário de contato

Você se interessou pelo conteúdo do site, serviço ou seja lá o que for, então quer entrar em contato. Afinal, depois da irrecusável proposta, como não fazê-lo, instantaneamente. No entanto, o site não possui nenhum ponto de contato para aquele momento, somente um telefone e e-mail. Mas você não quer ligar, nem mandar o e-mail porque tudo isso faria perder o timing do interesse. Diante da situação, você diz: “ah, esquece. Depois eu faço” (na verdade: nunca mais voltou).

Velocidade de carregamento

Velocidade de Carregamento

Esse nem é necessário comentar. É completamente irritante entrar em qualquer página e esta não abrir quase que imediatamente. A paciência e o tempo são curtos o suficiente para chutar tudo e desistir.

Pop Up/Modal

Pop Up/Modal

Odioso é quando surge uma página (modal), que manda você curtir algum perfil, colocar seu celular ou qualquer outra solicitação indesejada antes de prosseguir com a sua pesquisa de interesse. Esses sim dá vontade de explodir.

Anúncio expandido

Anúncio Expandido

E aquele anúncio pequeno que, sem querer, você passa o mouse em cima e cresce uma publicidade “giganorme” te chamando para comprar, assinar ou qualquer outra coisa do tipo. ¬¬

Nós também coletamos algumas opiniões no Facebook. Confira o que as pessoas disseram!

O que mais irrita num site - opiniões

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *