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5 dicas para conhecer seu público alvo

publico-alvo-logotipoEncontrar o público certo da sua empresa é simples. Saber como e onde procurar é que pode ser um problema. Por isso, listamos 5 dicas essenciais para identificar o perfil ideal dos clientes que deseja. Confira:

1. Saiba o que oferece para saber a quem oferecer

Especificar e conhecer bem o produto que sua empresa oferece ao mercado é o início do caminho. É necessário ter certeza do que sua empresa faz para poder explicar os benefícios e retornos que seu cliente vai ter ao contratar o serviço.

Ao deixar bem claro o que tem a mostrar, o cliente vai encontrar seu produto com mais facilidade.  Afinal, segmentar o mercado é organizar a demanda para a oferta.

2. Tenha objetivos para sua empresa e para seu cliente

Defina onde a sua marca quer chegar com a venda do serviço e onde o seu cliente vai estar com o uso do produto. Melhore o atendimento e como trata o cliente. Não adianta dizer que o produto oferecido mudará positiva e completamente todas as estruturas da corporação em 2 meses se na verdade, os resultados do serviço oferecido começarão a surgir após o 4º mês de uso.

Além disso, apresente prazos reais e possíveis para que, de fato, cumpra com o combinado. Manter a palavra e realizar o que está em contrato agrega valor à sua empresa e garante a satisfação do cliente.

3. Conheça seu cliente atual

Converse com seu cliente de maneira amigável sempre. Mostre que é humano e estabeleça uma relação de amizade e fidelidade com ele. Você pode enviar um e-mail com linguagem mais pessoal para fazer uma breve pesquisa de satisfação e conhecer os interesses de quem já confia no seu trabalho.

Ações simples assim são importantíssimas. Mas lembre-se de pedir as informações de maneira voluntária e pergunte apenas o que realmente precisa saber, sem chatear o cliente com e-mails e mais e-mails com perguntas sem sentido.

4. Faça pesquisas

Acompanhe pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor, ações de concorrentes e feedback de usuários de produtos semelhantes ao seu. Procure saber o máximo possível sobre o mercado que sua empresa está ou quer entrar. Procure uma consultoria especializada para solucionar dúvidas maiores, isso vai beneficiar seu negócio.

Quanto mais conhecer sobre o meio, mais você saberá sobre o que possíveis clientes querem e precisam.

5. Fique de olho nas tendências

Independente do nicho de mercado em que atua, sua empresa sofre com mudanças externas. Um novo produto lançado ou a economia da região podem interferir direta ou indiretamente nas decisões planejadas para o próximo período.

Porém, não esqueça do planejamento. Antes de transformar tudo o que sua empresa faz apenas para acompanhar as novidades, estude a real necessidade, prós e contras de cada mudança.

E lembre-se: é importante se relacionar de acordo com cada perfil e segmento de atuação da empresa de maneira direcionada.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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