SEO

A importância da construção de links externos

Já está mais que provado que há uma grande importância na construção de links. Esses desempenham um papel extremamente importante na pesquisa, além de ser o centro dos principais motores de busca. A construção de links ainda permanece a melhor maneira de classificar um conteúdo. É uma excelente estratégia de SEO. Para os vários tipos de links que possam ser criados, todos possuem sua importância, ainda que provavelmente o Google valorize somente aqueles que foram conseguidos de forma natural e não manipulativa.

Se tornar um ponto de busca confiável é sem dúvida estar um passo mais próximo de conseguir muitos links de qualidade. Isto é, investir na criação contínua de ativos de conteúdo, que visam resolver os problemas comuns ou perguntas freqüentes em seu espaço. Uma vez que perguntas diversas são pesquisadas, logo, as suas respostas serão utilizadas como referência por pessoas que encontrarem o seu conteúdo.

Dentre dezenas de fatores que temos de usar na criação de conteúdo, podemos citar quatro que são essencialmente importantes para conseguir links de qualidade. Sendo esses: Conteúdo, Relacionamentos, Conhecimento e Valor Único.

Conteúdo: sem dúvida um bom conteúdo revela a importância de seu artigo e definirá o interesse que trará aos leitores. Escolher uma pauta e ser coerente com o tema é o que define um bom conteúdo.

Relacionamentos: todo relacionamento é montado com base em expectativas realistas. Com a criação de conteúdo, você deve definir as suas metas  e conhecer bem a sua realidade, a do mercado e a de seu público-alvo.

Conhecimentos: um conteúdo de qualidade é feito com base no conhecimento do escritor pelo tema abordado.

Valor Único: um conteúdo de sua autoria possui um valor único para seu leitor.

Ser coerente na construção desses principais fatores pode certamente ajudá-lo a conseguir muitas ligações (links) difíceis e de alta qualidade para o seu site/blog.

A construção de links tem a sua importância natural, mas um esforço a mais para deixá-la cada vez melhor irá fazer com que as pessoas queiram compartilhar com seus amigos.

Como já citado acima, o Google sempre dará preferência aqueles com a maior referência no assunto. Logo, vale muito mais publicar conteúdo regularmente em locais top-referência no assunto do que fazer publicações de uma só vez em centenas de blogs medíocres.

Promover conteúdo útil em locais apropriados é sem duvidar algo a ser planejado, ainda mais hoje, que em muitos canais é permitido essas ações. Deve-se lembrar que, o que realmente importa é garantir que o seu conteúdo agregue valor à discussão e para aqueles que irão ler.

Quando pensamos na importância da construção de links, não não se trata somente disso, pois o que leva o conteúdo a ganhar links é o tempo investido com outras atividades paralelas. Por exemplo, os comentários são uma forma de gerar links. De início não resolve muito, mas a longo prazo, pode ser de grande utilidade, como permitir que você construa relacionamentos com outros editores de conteúdo; ajudá-lo a estabelecer sua marca como um especialista – especialmente se você está contribuindo com informações de alto valor nas discussões; abre uma série de oportunidades para a ligação (como ser convidado para se tornar um contribuinte, ou de ter suas opiniões citadas pelos editores que você se comunica) etc. Esses e muitos outros são benefícios que você pode conseguir se considerar sempre os seus comentários como parte de seu conteúdo. Comente de forma inteligente, use e abuse de críticas positivas ou negativas referente ao assunto, o importante é dar a sua opinião verdadeira no comentário.

Realmente são muitas as formas de se construir links, e cada uma delas tem sua importância no Marketing Digital.

Sinceramente, a linkagem interna deveria ser algo obrigatória para toda pessoa que possua um site ou blog.

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

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