Desenvolvimento

A importância do design do seu site

Vivemos falando que a primeira impressão é sempre a que fica e isso não se modifica nos sites que visitamos. O design do seu site pode influenciar as pessoas a lerem o conteúdo, navegarem pelas páginas ou fazê-las simplesmente abandonar todo o processo e procurar coisa melhor.

O conteúdo é cada vez mais importante para os buscadores, mas mesmo com o melhor conteúdo do mundo, se o design do seu site não é bem elaborado e atrativo para o usuário, você pode perder diversas oportunidades de gerar negócios.

Já comentamos aqui no blog sobre 11 coisas que irritam as pessoas em sites que visitam, mas além dessas recomendações, hoje iremos falar um pouco sobre outros fatores que podem influenciar na navegação dos usuários.

O design do seu site não é constituído apenas pelo layout, são diversos fatores que acabam influenciando em seu desempenho que são:

Layout ou Design

O Layout nada mais é do que o desenho do seu site, ou design. Você provavelmente já deve ter entrado em alguns locais e percebido que o site parecia ter parado nos anos 90, não? Nesse momento que você pode entender como que o Layout pode fazer toda a diferença. Por isso que muitas vezes é necessário reformular os sites para que sejam mais atrativos ao usuário conforme as tendências de “moda” que estão em alta no mercado e também na concepção do que é o mais apropriado para a época, além de ser o mais apropriado para o seu negócio.

O Design do seu site valoriza o seu conteúdo e também dá identidade visual para a empresa. É muito comum conhecermos algum site que gostamos mesmo que apaguem o seu nome, apenas pelo design de suas páginas, pois cria essa identificação com o usuário e transmite mais credibilidade.

UOL anos 90 e atual
UOL atualmente e nos anos 90

Usabilidade

Usabilidade é o fato de não fazer o seu usuário pensar, ou seja, a navegação deve fluir naturalmente e ser fácil de localizar as informações necessárias para que ele possa concluir uma compra, preencher um formulário, conhecer seus produtos etc. Para que seu site esteja acessível a todos, ele precisa ser de fácil aprendizado, memorização, melhorar a produtividade, minimizar os erros e melhorar a satisfação do usuário ao navegar por ele.

Você pode deixar o seu site com uma usabilidade melhor usando diversas estratégias simples, algumas delas são:

  • Estruturação de menus e sub-menus;
  • Utilização de filtros;
  • Caixa de pesquisa;
  • Linkagem interna para assuntos ou temáticas relacionadas;
  • Possibilidade de aumentar a letra do conteúdo.

Um bom modo de verificar se a usabilidade está funcionando no seu site, é analisando dados de ferramentas como o Google Analytics onde é possível verificar o fluxo dos usuários. Confira quais são suas páginas de entrada, por quantas páginas navegam e quais as landing pages de saídas. Essas páginas de saídas podem contribuir muito para que você melhore o conteúdo daquelas páginas e fazer com que o usuário permaneça mais nelas.

Fluxo de usuários no Google Analytics
Fluxo de usuários no Google Analytics

 

Outra forma de analisar é contratando empresas de análises em que são realizados testes com usuários. Desse modo é possível, além de saber que o seu site está acessível, também verificar como que o usuário interage com ele.

Arquitetura da Informação

Arquitetura da informação é um fator que complementa a usabilidade do seu site. Nela é onde as informações são organizadas e estruturadas e elas precisam estar em uma ordem que favoreça com que o usuário encontre as informações desejadas.

Para que você consiga elaborar uma arquitetura boa para o usuário, classifique todos os temas debatidos no seu site e organize-os por categorias, subcategorias e assim por diante.

Existem diversos testes que você pode aplicar para entender se sua arquitetura está bem estruturada, uma delas é escrever em papéis todos os temas e pedir para alguém organizá-los por menus e submenus, esse e outros testes podem colaborar muito para que você possa deixar o seu conteúdo de fácil acesso para quem deseja consumir o seu conteúdo.

Tecnologia

A Tecnologia nada mais é do que, onde e como a parte técnica do seu site está estruturada. Muitas plataformas de elaboração de site acabam por limitar o desempenho e as possibilidades de modificações em sua estrutura.

Quando for escolher a sua plataforma, sempre analise quais são todas as limitações que terá e no que elas poderão prejudicar o desenvolvimento do design do seu site, impossibilitando que você possa elaborar todos os fatores descritos acima, além de landing page, conteúdos dinâmicos, entre outros.

Design responsivo

design responsivoCada vez mais os usuários navegam pela internet pelo celular, algumas pesquisas até já mencionam que ele deixou de ser a segunda tela para ser a primeira. Então, porque não pensar logo em desenvolver o seu design responsivo para que possa definitivamente atingir todos os usuários que te encontrar?

A tecnologia também podem influenciar nessa parte, já que algumas plataformas ainda não estão prontas para isso.

O motivo de investir em um design responsivo é que você não desejará perder um contato ou venda por que o seu site é difícil de navegar em uma tela pequena.

O design responsivo deve ter botões grandes que possibilitem os seus clientes clicarem nos links desejados e respeitar todos os outros fatores já mencionados nesse texto.

Conclusão

A reformulação do seu site, atendendo todas as coisas mínimas de um design atrativo para os usuários, pode levar algum tempo para ficar completamente estruturada, mas traz diversos benefícios para o seu negócio, sendo que alguns deles podem ser:

  • aumentar páginas visitadas;
  • aumentar as vendas/contatos;
  • aumentar o tempo de permanência no site; e
  • diminuir a taxa de rejeição.

 

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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