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A importância do título do seu artigo

como criar títulos para seu artigoQual é a relevância do título para seu texto? Eu diria que todas. Sem um bom título não haverá leitores. O título surgiu na época dos escribas quando após terminar os textos, eles precisariam de algo que identificassem o que tinha naqueles pergaminhos, sem precisarem desenrolar. Criou-se, então, uma etiqueta para identificar o que havia naqueles documentos. A segunda utilização foi quando colocaram placas nos escravos indicando quem eram os donos e quanto valiam. De anúncio e rótulo, ele passou a ser o início de artigos, matérias, livros e documentos, se tornando o atributo mais importante do texto.

A importância do título

Se você pegar um jornal e ler “Corrupção em Brasilia”, será um texto a mais e com certeza passará batido, porém se o mesmo texto tiver com o título “Senador desmascara Presidente”, opa! Alerta! É uma coisa que não vemos todos os dias e isso faz com que você queira saber o que aconteceu. Esse é um exemplo simples para mostrar como o título interfere na busca de seu cliente.

Imagina um artigo sobre marketing digital em que você passou no mínimo duas horas entre pesquisa, elaboração, revisão e postagem, mas na hora que publica não tem nenhum leitor para ele. O que você fez de errado? Provavelmente seu título não chamou atenção do internauta que provavelmente buscou a mesma coisa que você escreveu, só que o título do concorrente lhe chamou mais atenção. Perdeu um usuário.

Por isso é bom salientar que além de ter um conteúdo original, bacana e informativo, você precisa ter um título que o venda, que o faça querer ser lido.

O que um bom título precisa ter?

O título precisa sempre informar. Tome cuidado com pontuações como exclamação e interrogação, use com parcimônia. Crie sempre o texto antes e depois o título, assim ele falará exatamente sobre o que você publicou. Para chamar a atenção dos seus leitores, é necessário que seu título seja conciso, específico, curto e poderoso.

  • Conciso: é necessário que se seja preciso, que o seu título tenha clareza, precisa ir direto ao assunto. Como por exemplo “Tudo o que você precisa saber sobre gatos”. Se o seu leitor está pesquisando sobre gatos e se deparar com esse título, ele vai clicar para saber o que você tem a dizer.
  • Específico: para seu texto ser lido, é bom ser bem específico sobre o que você diz sobre ele. Peguemos mais uma vez a ideia do gato. Eu quero ter um gatinho e por isso vou pesquisar o que eles gostam, o que comem, onde dormem, quando precisam ir ao veterinário, qual brinquedo eles mais gostam, etc. O seu texto fala exatamente sobre isso, mas seu título estava “Como fazer seu gato mais feliz”, o que infelizmente não diz muita coisa, não é mesmo? Se alterasse para “Gatos: manual sobre a convivência com humanos” já mudou drasticamente.
  • Curto: para que colocar duas linhas de título? Quem perde tempo lendo um título gigante? Lembre-se que quanto mais conciso, específico e curto você for, melhores chances de ser lido.
  • Poderoso: um título tem que ser ‘matador’, já ouviram essa expressão? Ou um título tem que ser como o ‘Jack Bauer’? Essas expressões são para dizer que quanto melhor e mais definitivo o título for, maior a probabilidade dele ser clicado.

Alguns formatos de títulos

  • Perguntas abertas: usar perguntas no título sempre aguça a curiosidade do usuário.
  • Como: quando se tem o ‘como’ em um título é como se você praticamente estivesse respondendo a uma pergunta.
  • Tops: quem não gosta de ler ‘as 10 mais pedidas da semana’ ou ‘os 10 livros mais vendidos’, esse estilo de título chama o público para ler.
  • Prós e Contra: listas com os prós e contras são excelentes chamariz. Fazendo um texto bem argumentado, o usuário clica para saber mais.

Pense sempre em como o seu texto pode ficar mais atrativo com o título correto. Saiba como falar com seu público, o que eles querem e o que o seu texto revela. Espero que as dicas tenham sido úteis.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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