Mercado

Celular é o principal meio de acesso à internet nos lares

Sabe aquela imagem típica quando falamos de acessos a multi-telas, cada um no seu dispositivo? O IBGE divulgou uma pesquisa onde o celular tornou-se oficialmente o principal dispositivo utilizado para acesso a internet nas residências brasileiras.

Consumidor multi-tela

Em 80,4% dos lares, o acesso é feito por dispositivo móvel, conforme mostra a pesquisa, valores em %:

Acesso por Dispositivo nos lares brasileiros

Além da média de acesso à internet em celulares em casas ter ultrapassado o uso de computadores, é interessante observar a diferente utilização por região no Brasil:

acesso por região

Um comportamento bem interessante a considerar é a preferência pela utilização a celulares do que computadores nas regiões Norte e Nordeste, é o tipo de informação que pode levar a uma mudança estratégica no direcionamento de uma campanha de marketing regional.

Faixa etária dos usuários da internet

Em 2014, mais da metade da população usou a internet pelo menos uma vez, foram cerca de 95,4 milhões de pessoas que se conectaram.

 

Dados interessantes da pesquisa

Em 2014, pela primeira vez, mais da metade (52,5%) da população rural com 10 anos ou mais de idade tinha celular. Nas áreas urbanas, esse percentual chegou a 82,3%.
O maior percentual de domicílios com acesso à Internet era entre aqueles acima de 5 salários mínimos (88,9%) e o menor (25,3%) era entre os domicílios com rendimento inferior a ¼ do salário mínimo.
Dos 36,8 milhões de domicílios com acesso à Internet, 0,8% possuíam só a conexão discada e 99,2%, a conexão em banda larga.
Os grupos mais jovens tinham os maiores percentuais de utilização da Internet, com predomínio no grupo de 15 a 17 anos (81,8%) de idade.
Em 2014, entre os estudantes da rede pública, 73,3% (19,9 milhões) utilizavam a Internet. Na rede privada, 97,2% deles (9,1 milhões) utilizavam a Internet.
11,1 milhões de domicílios do país tinham tablet em 2014
77,9% da população com 10 anos ou mais de idade tinham celular em 2014

Fonte: site do IBGE

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *