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Como aumentar as conversões no seu site – Parte 2

Na semana passada, falamos um pouco sobre algumas das coisas que você pode implementar no seu site para aumentar as suas conversões e você pode conferir aqui. Hoje, terminaremos essa lista para que com simples ações você possa aumentar o seu número de clientes.

Caixa de Busca

caixa de buscaPrincipalmente em e-commerces, é importante que os seus clientes encontrem os produtos que precisam, mas em sites que possuem um amplo conteúdo, pelo meio da busca fica mais fácil o usuário encontrar algo específico se você implementar uma busca em seu sistema.

É relevante que a sua caixa de busca sempre tenha um parâmetro de busca em sua URL, pois, desse modo, você pode verificar o que mais está sendo procurado e analisar os dados com maior precisão.

Assim, você pode facilitar a vida do usuário e fazer com que ele não desista de procurar o que precisa entre as diversas páginas que o seu site possui.

Filtros de navegação

Filtro de navegaçãoEssa seção é mais específica para os e-commerces, nos filtros de busca você pode ter uma seção principal de produtos, como máquinas fotográficas, e ao lado possuir os seus filtros. Nele o usuário pode escolher se deseja apenas uma marca específica, alguma função essencial para a conclusão de compra e também o preço que deseja pagar. São diversos os filtros que você pode inserir para que o usuário possa encontrar com mais facilidade um produto que atenda as expectativas de sua compra.

Quando for implementar isso em seu sistema é importante, além da caixa de busca, também configurar como que ele entenderá isso, com modificações de URL e também para que possa entender o que está sendo solicitado. Desse modo, você evitará que seja criado conteúdo duplicado ou que os filtros funcionem incorretamente, acabando por dificultar a navegação ao invés de auxiliar.

No exemplo ao lado demonstramos os filtros de um site de sapatos, onde o usuário pode selecionar as cores que mais gosta, o tamanho e também o valor. Um site que faça esse tipo de vendas pode ter mais tipos de filtros instalados, como também o modelo que deseja (sandália, sapatilha, tênis etc) e também a altura do salto, já que algumas preferem usar só altos ou apenas os baixinhos.

Imagens

As imagens além de darem mais dinâmica ao texto, também demonstram ao usuário o que ele está procurando. Elas devem ser utilizadas em qualquer site para que não fique uma página dura apenas com conteúdo.

Elas facilitam a leitura do conteúdo, as únicas coisas que você sempre precisa prestar atenção é para não colocar imagens muito pesadas, o que pode tornar a navegação lenta, o nome do arquivo deve ser otimizado, ou seja, não possuir código e sim o que ele representa para a página, além do preenchimento do alt de todas as imagens que forem inseridas em suas páginas.

O alt possui a função de texto, a importância de colocar ele é que os robôs dos buscadores não possuem a capacidade de ler imagens, então, quando ele passa pelo seu site, se o tributo alt não estiver preenchido corretamente, ele entenderá aquilo como um espaço vazio. Mas quando ele é colocado, ele entende o que a imagem representa para o seu conteúdo e pode contribuir para que o seu site adquira mais relevância.

Continuar comprando

continuar comprandoMuitos e-commerces não pensam que muitas vezes os seus clientes desejam comprar mais de um produto e quando o usuário coloca um no carrinho, acaba indo para a sua página de compra sem um botão que identifique que ele possa continuar comprando. Isso pode confundir e fazer com que ele desista, por até mesmo não conseguir entender como continuaria a realização das compras. Então, sempre que for configurar o seu carrinho de compra, também insira um botão para ele continuar dentro do e-commerce e não apenas para concluir a compra.

Formulários simples

Quem nunca foi fazer um cadastro em um site e teve que dar diversas informações no formulário de contato que aparentemente faziam nenhuma diferença para que você pudesse continuar o processo? Bem, hoje em dia isso já é proibido segundo o Marco Civil da Internet, qualquer formulário de contato ou de cadastro deve possuir apenas as informações necessárias para que você possa dar continuidade no atendimento ou venda.

Mas, além de a lei agora já contribuir para que isso não seja utilizado, as pessoas acabam desistindo de realizar uma compra com você se tiver que dar muitas informações, porque precisam realizar tudo rapidamente na internet. Um bom modo de conseguir simplificar esse cadastro é dar a opção ao usuário de fazer login pelo Facebook ou alguma outra rede social, assim ele se sentirá muito mais a vontade do que preencher novamente informações que já estão disponíveis em outros locais.

Página de erro personalizada

É frustrante para qualquer pessoa procurar algo dentro de um site e acabar caindo em uma página que não existe, pior ainda é quando essa página não está configurada ou apenas possui uma mensagem do site falando que a página não foi encontrada, mas existem modos de fazer com que o seu usuário não desista de procurar o que precisa quando cai nessas páginas e ainda fazê-lo dar um voto de confiança ao seu conteúdo.

Além de informar que aquele conteúdo específico que ele procura não se encontra mais no sistema ou então não conseguiram localizar, coloque abaixo dele alguns links que podem ter o título de como “Textos/produtos que podem ser do seu interesse”, se o seu site for apenas de conteúdo pode colocar as últimas postagens feitas no site. O importante é encontrar modos de que o seu usuário continue navegando e consiga encontrar o que precisa, gerando mais e mais conversões para o seu negócio.

Conclusão

Juntando a nossa primeira parte com essa, temos algumas pequenas ações que você deve dar atenção na hora de montar ou otimizar o seu site para que você possa gerar mais conversões e melhorar o seu negócio.

E você tem alguma outra coisa que colocou no seu site que melhorou o seu número de conversões?

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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