Marketing

Como colocar sua empresa no Google Maps

Você provavelmente já deve ter reparado como o Google privilegia resultados de buscas locais com seus mapas e perfis, o Google Maps. Essa é uma excelente oportunidade para sua empresa aparecer bem posicionada nas buscas, e o melhor de tudo: é grátis.  Você não precisa pagar para aparecer nos resultados locais do Google Maps.

Exemplo de Resultados Locais

97% dos clientes procuram por empresas online. É uma excelente forma de ser encontrada.

Primeiro Passo no Google Maps

Acesse o endereço: http://www.google.com/business/placesforbusiness/, inicie o cadastro e adicione a sua empresa:

Adicionar Empresa no Google Maps

Para ficar mais prático, irei cadastrar um de nossos clientes, que é uma escola do idioma russo, curso de russo (divulgação autorizada).

Na próxima tela, você deverá digitar o endereço ou nome da sua empresa. Às vezes, pode até já estar registrada, neste caso, terá que provar que é o proprietário do espaço, bastando apenas digitar o endereço na barra de busca.

 

Assim que você localizar seu endereço, adicione a empresa, preenchendo um cadastro simples, informando endereço e contato do estabelecimento.

Para sua segurança e também para que os dados sejam dados como verdadeiros é necessário confirmar que você realmente existe no local. Para isso, você receberá uma carta, contendo um PIN, que deverá ser confirmada posteriormente em seu perfil. Isso pode levar de uma a duas semanas.

Quando o PIN chegar, basta acessar o seu perfil e adicioná-lo.

Feito isso, agora vem a parte mais importante, que é de completar 100% o perfil da empresa. O mais interessante é dedicar um tempo para fazer isso, pois o Google usará tai informações para posicionar corretamente quando alguém efetuar uma busca ligada a seu negócio.

É a chance para ter um tráfego gratuito para seu site ou receber ligações no estabelecimento.

Para completar o seu perfil é necessário preencher as seguintes informações:

  • Horário de funcionamento;
  • fotos do local;
  • Descrição do perfil.

Neste item procure escrever um texto que seja  bem claro ao usuário do que trata a empresa, e se possível procure colocar uma descrição citando os serviços prestados e diferenciais.

Cadastrar informações no Google Maps

Uma boa dica: procure colocar links na descrição, apontando para as páginas internas do seu site. Isto pode contribuir para o SEO do site e reforçar o elo entre o perfil e o site.

Dicas para otimizar sua página do Google Places

1.Preencha o perfil completamente e capriche na descrição, procure colocar termos ligados a seu negócios.

Termos relacionados à marca não significa que haja a necessidade de fazer KeyWord Stuffing

2 Dê atenção às fotos, além de ajudar o perfil ficar completo, pode ajudar o usuário a se decidir se o seu estabelecimento é de fácil acesso.

3.Modere e estimule os usuários a avaliarem seu estabelecimento através da área de comentários. Comentários positivos podem lhe ajudar também no posicionamento do seu perfil.

Comentários no Google Places4.Tenha sua empresa cadastrada em diretórios e redes sociais locais (como o Foursquare). O Google costuma usar as recomendações que os usuários deixam nessas redes sociais e agregá-la ao seu perfil.

Comentários em outras redes sociais do Google Places

5. Tenha o endereço em seu site

Sim, é  meio óbvio, mas é um passo importante que contenha o endereço, e de preferência similar a forma que está cadastrada em seu perfil do Google Places.

DICA: Use marcações com dados estruturados em seu HTML, isso irá reforçar para o Google que o texto se trata de um endereço.

6. Tenha um site mobile

Se seu site ainda não é amigável a dispositivos mobiles, posso dizer que já passou da hora de fazer a adaptação. Quanto antes, melhor.

O seu cliente provavelmente estará na rua quando pesquisar pelo seu estabelecimento, e se ele não conseguir acessar seu site para avaliar se deve ou não ir ao local, você pode perdê-lo para seu concorrente.

Google Maps no Mobile

 

A imagem eu só coloquei grande para ilustrar a importância do site mobile 🙂

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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