Rede Social

Como criar um perfil profissional no LinkedIn?

LinkedIn

Continuando nossa série sobre a rede social para profissionais, iremos agora abordar a criação de um perfil pessoal. Não somente o passo a passo, mas trazendo informações importantes sobre cada tópico a ser preenchido.

Apenas para saber o que foi e o que ainda está por vir:

  1. O que é? Para que serve?
  2. Como criar um perfil profissional?
  3. Como criar um perfil corporativo?
  4. 7 dicas para utilizar bem essa rede social
  5. Mitos sobre o LinkedIn

CRIANDO O PERFIL

O primeiro passo é preencher os dados que estão logo na página inicial, depois confirme o cadastro em seu e-mail.

Criando seu perfil Linkedin

Em seguida, aparecerão novas solicitações de dados, devendo ser preenchidas completamente. Exemplo:

Preechimento de Dados Linkedin

Concluído o passo acima, você poderá escolher os planos, entre Grátis, Business, Business Plus e Executive. A princípio, sugerimos que comece com o gratuito a fim de conhecer melhor a rede. Caso veja maiores possibilidades, então faça o investimento desejado.

Escolha seu plano Linkedin

PREENCHENDO OS DADOS

Finalmente, a parte mais interessante. É nesse passo que você terá a oportunidade de fazer o seu marketing pessoal, mas não se empolgue muito. Profissionais que se vendem demais e costumam ser exclusivistas em quase tudo, não são muito bem vistos. Na realidade, essa dica vale para tudo. Ninguém gosta de conviver com alguém que fique contando vantagem a todo momento, mostrando interesse somente por si mesmo. Nossa dica primordial é:

[alert type=”warning” close=”false”]Faça o seu marketing pessoal com honestidade e humildade. Se você possui qualificações e um cargo elevado, não hesite em expô-las. Apenas não tente ser mais do que você verdadeiramente é.[/alert]

Refletindo no coletivo agora. Podemos até pensar: “mas eu trabalhei. Com meu suor conquistei!”. É verdade, mas não toda a verdade. O fato é que não somos independentes completamente. Precisamos de pessoas que nos possibilitem chegar onde estamos. E enxergar a realidade dessa maneira ajuda a trabalhar também o caráter, não permitindo que sejamos pessoas altivas e prepotentes.

PREENCHENDO AS LACUNAS DA MELHOR FORMA

Todos os passos a seguir são bem claros. Sendo assim, não explicaremos um ‘como fazer’ num modo técnico, mas sim dicas de ‘como fazer’ para que seu perfil seja mais atrativo aos visitantes.

DADOS GERAIS

Basicamente, preencha os dados com objetividade:

Nome: coloque apenas seu primeiro e último nome. Abrevie os do meio. Ler nomes completos não é interessante, principalmente quando este é muito grande ou possui influência estrangeira (eu que o diga).

Título: preencha com seu título atual: analista, supervisor, gerente, CEO etc.

Localidade e setor: cidade, estado e país. Em seguida, o setor.

Foto: não coloque imagens com você de sunga ou biquíni em Fernando de Noronha, ou abraçando a mãe, a vó, o cachorro etc. Procure imagens claras e objetivas. Seu rosto bem visível, sorrindo ou sério, mas um sério verdadeiro, nada de sério mala.

Informações de contato: coloque todos os contatos relevantes. Por exemplo, e-mail, celular, telefone, Twitter, blog, Facebook etc. Quanto mais contatos disponíveis, mais possibilidade de negócio.

Atualização de URL pública: essa informação é bem importante. Não crie apelidos, como Miltinhosk8, S2MariaS2, Goku e coisas do tipo. Não. Coloque seu nome se possível, e de fácil memorização.

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Resumo
Escreva em frases breves sobre você. O que você é? Especializado em algo? Tem vivência no exterior? Onde? O que sabe fazer? Utiliza alguma ferramenta específica? Etc. Essas informações devem ser bem breves, de bater o olho e já saber basicamente o profissional que você é.

Se possuir algum portfólio, algum documento, vídeo, imagens ou qualquer outra coisa do tipo, faça o upload logo abaixo. Esse material ajudará o visitante a visualizar melhor quem você é e o seu trabalho.

Faça um Uploud Linkedin

Experiência
Aqui é onde você preencherá com as suas experiências profissionais. Empresas nas quais trabalhou e descrição das atividades. Coloque-as em tópicos, para ficar mais compreensível. Além disso, insira também os principais clientes. Isso ajudará a compreender melhor o perfil de clientes com o qual você está acostumado a atender.

Descreva sua Experiencia Linkedin

Idiomas
Não coloque mentiras. Se você é fluente em inglês, então coloque fluente. Se for básico, não coloque intermediário, mas básico. A primeira mentira/engano será trazida à luz na primeira oportunidade.
E uma coisa muito importante: nunca, jamais coloque “fluente em português”, a não ser que você seja estrangeiro. Esse é um grande motivo de chacota entre os profissionais de RH que avaliam os perfis e headhunters.

Competência e Especialidades
Liste todas, absolutamente todas as suas competências. Saiba uma diferença, competência não é caráter. Deve listar as atividades que você sabe desenvolver, por exemplo, estratégia em mídias sociais, gestão de rede etc.
Da mesma forma ao idioma, somente o que sabe fazer de fato, nada mais, nada menos.

Formação Acadêmica
Evidentemente as informações solicitadas e, se possível, inserir as Atividades e Grupos. Faz com que o visitante perceba se você é participativo e bem engajado com os programas e eventos externos, seja pela faculdade, empresa ou qualquer outra instituição.

Em Descrição, coloque as suas percepções sobre as disciplinas. Apresente um pouco o seu lado crítico de tudo o que leu, aprendeu e escutou no meio acadêmico.

Formação Academica Linkedin

Informações Adicionais
Aqui você pode escrever sobre tudo o que quiser, mas que seja relevante o suficiente para finalizar a sua apresentação. Em todo caso, isso é meio relativo, porque é possível mover de posição todos esses tópicos. Então, a dica importante sobre isso é: coloque sempre os mais relevantes em primeiro lugar, de cima para baixo.

No mais, deixe sempre atualizado o seu perfil e faça alterações esporadicamente. Cada alteração faz com que suas conexões o vejam e mais pessoas saibam sobre você!

Good luck!

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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