Rede Social

Como criar uma página no Facebook para sua empresa

Neste artigo vamos aprender o passo-a-passo para a criação de uma fan page para sua empresa no Facebook. É bastante importante que você tenha uma fanpage e não um perfil de usuário para sua empresa, já que com o perfil de usuários você terá uma limitação de 5.000 amigos e também não é o uso correto da ferramenta.

O link para criação de uma página no Facebook é este aqui: https://www.facebook.com/pages/create

Selecionando o tipo de Página

O primeiro passo é escolhermos corretamente a categoria em que seu tipo de negócio ou objetivo da página  se encaixa:

tipos de páginas do facebook

Conheça cada umas das categorias para a sua Fan Page

Negócios Locais ou Local

É utilizada para criar páginas de estabelecimentos comerciais como: restaurantes, lanchonetes, bares, baladas, padarias, hotéis, cinemas, aeroportos, etc. Criar uma página nessa categoria ajuda o seu negócio a ficar mais bem posicionada e ter seu estabelecimento divulgado de cliente em cliente como uma propaganda, por exemplo, através do Facebook Places as pessoas presentes em seu em estabelecimento podem passar essa informação e enviar para seus amigos, assim a informação é circulada e acaba como uma propaganda gratuita para o seu negócio.

Empresa, organização ou instituição

Se o seu o seu negócio é classificado como empresa em geral, então essa categoria é a que melhor se encaixa no perfil de sua fan page, um  exemplo de uma empresa nessa categoria seria de agência de empregos, contadores, marceneiros e indústrias.

Marca ou Produto

Se o  seu negócio lida com produtos específicos ou com marcas você pode divulgar neste item. Geralmente, ele é utilizado por empresas grandes para divulgar seus produtos.

Artista, banda ou figura pública

Essa categoria é para criação de páginas de pessoas famosas como um artista, banda ou figura pública, geralmente é indicado para profissionais do meio artístico em geral que tenha algum tipo de exposição.

Entretenimento

Este item é mais utilizado para eventos de entretenimento como, por exemplo, eventos da cidade, lançamento de filmes.

Causa ou Comunidade

Esta opção é para aqueles que querem divulgar uma causa ou mesmo criar uma comunidade de pessoas para troca de informações no Facebook.

Dentro de cada seção há dezenas de categorias de empresas e modelos de negócios, no nosso caso vamos criar a página para um escritório de advocacia.

Exemplo de Fan Page de Advogados

Preenchendo as informações básicas

Na próxima tela será necessário preencher algumas informações básicas sobre sua empresa.

Uma dica que eu dou é, adicione a URL do seu site na descrição do site também, pois assim sua URL ficará sempre visível quando o usuário acessar sua fanpage.

Informações básicas do Facebook

Agora você terá que carregar o seu logo. O tamanho recomendado pelo Facebook é uma imagem de 180×180 pixels. Você pode encontrar um guia completo com as dimensões do Facebook neste artigo.

Customizando a sua Página no Facebook

Agora que você completou a sua primeira Fan Page é muito importante customizá-la, deixá-la atrativa para seu público alvo. Uma Fan Page bonita e limpa trará respeito por parte dos seus leitores ou interessados em sua página.

Uma fan page bem atrativa é aquela que possui imagens fortes e que case totalmente com a ideia do seu negócio, imagens grandes e em alta resolução são sempre bem vindas, dependendo do seu público alvo, colocar imagens engraçados ou com frases de efeito sempre ajudam na interação do leitor com a página e isso ajuda ganhar likes e até compartilhamentos e comentários em suas imagens.

Primeiro vamos começar com uma imagem de capa bem atrativa

Comece achando uma boa imagem em alta resolução e com algum programa de editor de imagens, configure a sua imagem em um retângulo de 850×315 pixels e salve em formato .png aceito pelo Facebook. Acesse sua fan page e clique em ‘alterar capa’ e depois em enviar foto. Com um conhecimento maior em edição de imagens, adicionar um pequeno logotipo ou mesmo uma frase que ajuda a deixar a capa bem completa e atrativa.

Veja alguns exemplos de capas para Facebook que separamos

Erro no Revolution Slider: Slider with alias paginafacebook not found.
Maybe you mean: 'home-slider'

Crie sua primeira publicação

Agora é a parte mais importante de sua fan page, pois serão os seus post que iram trazer um resultado positivo para a sua página, o importante é ser bem claro e objetivo com o seu artigo ou notícia. Escreva de forma atrativa e use uma linguagem de acordo com o nicho que você quer alcançar. Lembre-se também que as publicações precisam de imagens interessantes que realcem o conteúdo escrito, pois uma imagem bem chamativa e auto-explicativa fala por si só.

Consiga seus primeiros likes em sua nova fan page:

convide seus amigos no facebookComece convidando seus contatos do Facebook para darem um “curtir” em sua nova página.

Lembre-se que o importante é começar bem. Com publicações interessantes, fotos e imagens bem chamativas e que façam sentido com os textos, e é claro títulos que chamem a atenção de seus seguidores.

Escolha sempre por assuntos que estimulem seus leitores a quererem comentar, assim você conseguirá um maior destaque em suas publicações.

No próximo artigos iremos falar sobre como funciona os links patrocinados do Facebook, o Facebooks Ads

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

14 Comments

  1. Olá Eduardo!

    Ótimo artigo e muito esclarecedor!
    Estou criando uma fan page e estou com dúvida em relação em como captar mais fãs para a página. Você pode me passar alguma dica de quais tipos de campanhas que posso utilizar para aumentar o numero de fãs?

    Abs.

  2. Dúvida. Mas eu quero não quero vincular o Facebook da minha empresa com o meu pessoal. Como faço para criar um facebook apenas da minha empresa?

  3. Eu gostaria de ter um login e senha próprio para o facebook da empresa, uma vez que esse não será atualizado por uma pessoa apenas, como faço isso? Pra não vincular ao meu facebook particular!

    1. Felipe, no caso você deve atribuir múltiplos usuários e controlar o nível de acesso de cada um deles.

      Ter um único e-mail para acesso da fanpage não é o melhor caminho, pois corre o risco do outro usuário trocar a senha e você perder a fanpage.

      Você deve ir com Configurações e na área de Acesso administrativo efetuar esse controle.

      1. Entendo, porém pelo que pude ver, criando essa página vinculada à uma pessoa, só posso convidar amigos dessa pessoa para curtir a mesma e no caso gostaria de convidar mais pessoas, dessa forma que você me falou, tem como?

        Porque no caso, eu irei mexer com o facebook e site da empresa, porém meu chefe gostaria de ter total acesso, por isso pensei em um facebook geral, para que tanto ele como eu possamos acessar a página.

  4. Tenho uma dúvida. Trabalho com revenda de Resistências elétricas, qual categoria devo escolher p/ criar uma página p/ tal fim? Desde já agradeço e aguardo resposta.

  5. A categoria p/ revenda de Resistências elétricas poderia ser: “Marca ou Produto” e depois “Produto/serviço”? ou poderia ser “Empresa, organização ou instituição” e depois “pequena empresa”?

  6. Minha duvida é a seguinte.. Sou cantor…e queria uma pagina somente como musico/banda.. Mas o face pede pra que eu cadastre uma conta… Eu nao queria cadastrar.. Queria somente ter acesso a conta de musico..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *