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Como descobrir o que seus clientes procuram

A ideia de compreender melhor o que seus futuros clientes procuram é justamente para sua empresa estar presente neste momento de necessidade,  seja interceptando eles quando estiverem procurando nos buscadores ou, até mesmo, quando estiverem navegando em uma rede social.

Vamos abrir para você uma metodologia simples que utilizamos aqui, na Agência St, para compreender melhor os diversos perfis de pessoas que lidamos.

Liste seus principais produtos e serviços

Agora não é tão importante entrarmos em detalhes, já que essas palavras que se referem aos principais produtos e serviços da nossa empresa servirão apenas de base para a próxima etapa.

Planejador de palavras-chaves

Planejador de palavras-chavesPara aqueles que já anunciam no Google, devem conhecer bem o Planejador de palavras-chaves. Ele é uma ferramenta online que auxilia os anunciantes a encontrarem novas sugestões de palavras-chaves e, como essa informação é extraída diretamente do Google, de acordo com o que os usuários pesquisam. É uma fonte rica de informação e será o principal dado que usaremos a nosso favor.

Link da ferramenta: adwords.google.com.br/KeywordPlanner

Se é a primeira vez que você tem contato com essa ferramenta, sugiro olhar nosso artigo Como funciona o planejador de palavras-chaves. Agora, ajuste a ferramenta com suas segmentações regionais e de idioma para ter dados mais precisos e jogue os termos que você listou anteriormente.

Resultados do planejador de palavras-chaves

Use e abuse dessa ferramenta, ela irá te ajudar a enxergar os diversos momentos de busca do seu cliente, desde aquela fase que ele ainda não conhece o seu produto, até o ponto em que ele já está procurando um determinado modelo e cor que você oferece.

Para auxiliar sua coleta de dados, é importante ir adicionando os termos em uma planilha. Nós temos um modelo de planilha em que adicionamos as seguintes informações:

  • Palavra-chave
  • Volume de busca
  • Categorização
  • Estágio de compra
  • Posicionamento do Google

Planilha de planejamento de palavras-chaves

Funil AIDAO estágio de compra é uma maneira de você poder avaliar, de acordo com a intenção de busca que está expressa no termo anotado e categorização, se o cliente está mais longe ou perto de querer finalizar uma compra.

Se compararmos quem procura por sapatilhas e sapatilha melissa azul, quem está mais próximo de se tornar um cliente? Muito provável que seja a busca que contenha maior precisão sobre o produto.

Veja o que eles precisam

Diferente do Planejador de palavras-chaves, a ferramenta KeywordsTools.io traz buscas dos usuários do Google que, muitas vezes, parecem verdadeiras conversas das pessoas com o buscador.

Sugestão de palavras-chaves

A ferramenta extrai as informações da função Auto-completar do Google e, por isso, alguns termos não terão um volume de busca significativo, porém irão te ajudar a planejar e compreender melhor que tipo de informação sua empresa precisa fornecer para seu cliente e, o principal, como eles procuram por isso.

O que fazer com essas informações?

Posso te garantir que são poucas empresas, ainda hoje, que elaboram esse tipo de análise, apenas os líderes de mercado e os mais agressivos no meio online, onde dá para perceber que foi montado algum tipo de estratégia de aquisição de leads em cima de uma pesquisa de palavras-chaves.

Com essa planilha em mãos, você pode começar a observar o conteúdo do seu site, se você possui as informações que as pessoas pesquisam dentro do conteúdo da sua página de serviço. Os produtos da sua loja respondem as dúvidas e pesquisas que o KeywordTool.io mostrou que os usuários fazem?

Trace um plano de produção de conteúdo para suprir essa demanda de informações, esse tipo de ação só irá contribuir para acelerar seus resultados em uma estratégia de SEO.

Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

1 Comment

  1. Muito interessante a sua página. Objetivo, conciso agradável e instrutivo.
    Apenas uma observação quanto ao tópico ‘Estágios de Compra”.
    Segundo o saudoso professor Sérgio Bandeira de Mello, da ADVB, há um quinto item:
    A- Atenção
    I- Interesse
    D- Desejo
    A- Ação
    S- Satisfação.
    É sempre necessário avaliar ou sensorear a satisfação do comprador, pois, se não for positiva, ele não reiniciará o processo e todo o esforço de planejamento e organização de vendas será desperdiçado.

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