Marketing

Como é o Marketing para os pequenos negócios?

Você acha que o Marketing para pequenas empresas é diferente do Marketing para grandes empresas? Na verdade não, a única diferença entre um e outro é apenas o budget, ou seja, a verba disponível ou até o tamanho do negócio, mas os princípios de Marketing, os 4 pilares básicos, são os mesmos e sempre vão ser.

Pequenas empresas tendem a sofrer mais com o Marketing por terem um orçamento curto e, muitas vezes, por falta de conhecimento de como um bom marketing pode trazer bons resultados e não é um dinheiro “gasto a toa”.

As empresas que estão dispostas a crescer precisam investir na marca e na divulgação de seus produtos. Mesmo sem uma área de Marketing dentro da empresa, é possível contratar agências e consultorias que vão fazer toda campanha com sua expertise, para que você tenha os melhores resultados existentes.

A Agência St separou 5 dicas essenciais para você começar a fortalecer sua marca independente do tamanho ou budget disponível. Veja:

Tenha um bom plano de Marketing traçado

Sim, isso faz toda diferença. Planejar os passos que a equipe de Marketing vai dar é fundamental para uma estratégia repleta de  bons resultados.

Primeiro analise fatores externos e internos que podem influenciar no comportamento da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra e o perfil do seu público-alvo. Isso ajuda a traçar o posicionamento da empresa, objetivos e metas do marketing. Todo plano de Marketing deve ter um cronograma onde toda ação executada possui um responsável.

Ofereça bom atendimento, sempre!

Lembra da frase, a primeira impressão é o que fica? Ela nunca fez tanto sentido quando nós falamos de bom atendimento. A imagem que o cliente leva da sua empresa é tão importante quanto a realização de uma conversão. Um atendimento de qualidade tem como características responder as solicitações e reclamações dos clientes com agilidade e manter um canal direto entre seu público e a empresa. Toda equipe precisa estar alinhada e pensando em conjunto. Com um atendimento bem planejado, aumenta suas chances de receber sugestões de mudanças e melhorias.

Calcule o ROI do Marketing

Antes de começar qualquer estratégia de Marketing você deve estudar bem o seu público e concorrentes, investigue muito bem antes de qualquer ação. Após feito isso, inicie a campanha e sempre tenha controle do ROI (Retorno sobre o Investimento) do Marketing, caso esteja abaixo do planejado, alguns planos de ação terão de ser executados. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Invista nas Redes Sociais

As redes sociais possuem uma infinidade de funções que podem nos ajudar ou atrapalhar. Mas não pensamos que vamos estudar uma estratégia para atrapalhar, certo?

Colocar sua marca no Facebook ou em qualquer outra rede social é muito bom para sua visibilidade, fortalecimento de marca e engajamento. Devemos sempre nos posicionar de acordo com o nosso público-alvo em questão.

Escrever para personas da sua marca também é uma ótima alternativa para uma comunicação mais atrativa para seus consumidores. Mas cuidado, um descuido nas redes sociais e pronto! Assim como o crescimento corre de forma rápida, o declínio também, um vacilo online e todos estarão falando mal da sua marca.

Aproveite o mundo virtual

Propagandas em televisão, revistas e jornais são caras, mas onde é que você passa a maior parte do seu tempo? E os seus consumidores? Provavelmente a sua respostas é online, e no mundo virtual existem diversas possibilidades para aparecer para quem precisa dos seus serviços e produtos, basta apenas saber como que as pessoas procuram pelo o que você oferece.

Usando o mundo virtual, você pode conseguir até mesmo propaganda gratuita, com recomendações de clientes e também compartilhamentos de experiências, tudo acontece se existir uma estratégia bem alinhada de marketing digital, nesse caso, sendo um marketing mais eficiente para os dias e consumidores de hoje.

Conclusão

Quando bem aplicado, o Marketing para pequenas empresas pode dar muito certo. Deve ser planejado e executado afim de trazer bons resultados para a empresa em questão, utilizando uma série de estratégias que façam sentido ao serem executadas. Por fim, o bom e velho Marketing é o que funciona para pequenas e grandes empresas.

Se tem uma pequena empresa e está na dúvida em investir no marketing por medo de perder dinheiro, entregue sua empresa na mão de bons profissionais e eles vão fazer seu dinheiro valer a pena e te trazer o retorno planejado.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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