SEO

Como e porquê usar trilha de navegação no seu site

Mesmo que você não saiba o que é uma trilha de navegação ou breadcrumb, provavelmente ela já deve ter aparecido no tempo em que você navega pelos sites e ter até mesmo utilizado desse recurso que possui a vantagem de ajudar o usuário para andar entre as páginas do seu conteúdo/produto e também auxilia em demonstrar aos buscadores quais os caminhos existentes e hierarquias de seus conteúdos.

Mas, antes de explicarmos quando você deve utilizar e porquê ela é importante para o SEO do seu site, primeiro precisamos entender o que são essas trilhas de navegações:

Breadcrumb significa “migalha de pão” e nos remete ao conto de fadas do João e Maria, onde os personagens demarcavam o caminho percorrido jogando migalhas de pão pelo chão, assim encontrariam o caminho de volta e saberiam também se estavam andando em círculos. O conceito do breadcrumb em um site é praticamente o mesmo, mostra o caminho percorrido pelo usuário e a profundidade em que ele entrou no seu conteúdo, podendo dar um rumo nas páginas que foram ou serão navegadas.

Breadcrumb como produzir conteudo

Como usar o breadcrumb

Muitos pensam que o breadcrumb só é utilizado em sites de e-commerces, para facilitar a localização dos produtos, o que na verdade é um mito. Geralmente, esse recurso só não é utilizado para sites que são muito curtos e não possuem profundidade de conteúdo, pois se não existem níveis de navegação dentro do seu site, como a Home e depois apenas a página selecionada, realmente não haverá necessidade.

Agora, digamos que seja em um site de Marketing Digital e você navega entre Home>Serviços>Links Patrocinados>Facebook Ads, nesse momento você já percorreu por diversos níveis de conteúdo e pode acontecer de quando verificar a última página selecionada, preferir voltar para Serviços e então olhar a página de SEO.

Então, a trilha de navegação deve ser utilizada quando fizer sentido no contexto em que está sendo aplicada, para ajudar na navegação e fazer com que seja compreendida a arquitetura do seu site, por isso que é importante que todo o processo de elaboração do seu site seja bem planejado, para que nesse momento acabe fazendo sentido o contexto do breadcrumb.

Por que usar trilha de navegação?

Além do fato, que já mencionamos, de sempre pensar no breadcrumb para auxiliar o seu usuário, as trilhas de navegação também ajudam os robôs dos buscadores a entender qual o caminho que o seu site percorre, a profundidade das páginas e o nível de hierarquia entre os conteúdos disponíveis, fator que pode ser muito importante para quando suas páginas aparecem nos resultados de busca.

Pesquisando por “televisão philips 42” temos os resultados da própria marca e logo de cara conseguimos perceber que houve um trabalho nas trilhas para que elas fossem otimizadas quando aparecessem nas pesquisas:

Trilha de Navegação

Percebe que é muito mais agradável aos olhos ver esse caminho dos produtos ao invés de:

endereço televisão philips

Você consegue entender o que quer dizer o caminho da URL do site quando não existe a programação na trilha de navegação, mas fica melhor para compreender se ela estiver bem ajustada.

Além de melhorar o visual, quando mencionamos que dá para entender os níveis de profundidades das páginas e hierarquia, acaba dando um melhor direcionamento aos robôs na hora de selecionar quais serão as páginas que precisam ter posições melhores para cada tipo de pesquisa.

Mas, para que isso dê bons resultados, não basta apenas implementar qualquer trilha de navegação, é preciso estar atento na programação desse breadcrumb para que ele não fique apenas como um texto e sim com uma linguagem que demonstre a sua importância dentro do conteúdo.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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