SEO

Como fazer um redirecionamento 301 no WordPress

O redirecionamento 301 tem uma grande importância para o SEO, importância que, ao realiza-lo corretamente, traz diversos benefícios para o site como melhorar seu tráfego e evitar que um usuário acabe caindo em uma página que não exista mais. Para quem tem dúvidas sobre do que se trata, já explicamos o que é o redirecionamento 301 em um artigo aqui no portal St.

Agora que já sabemos o que é e para que serve, vamos ver como podemos utilizá-lo em nosso site, utilizando o plugin SEO redirection para WordPress.

Principais motivos para um Redirecionamento 301

A qualquer momento podemos deparar com uma situação em que um redirecionamento 301 seja necessário, as possibilidades são muitas e podemos utiliza-lo para resolver um problema de 404 (páginas que não existem mais no site), assim precisamos migrar essa antiga url para uma nova, evitando assim, que o usuário ao acessar aquele link antigo, não se depare como uma página inexistente mas sim, seja redirecionado para um novo artigo, uma página atualizado, etc.

Ocorreram algumas mudanças em um artigo já publicado em seu blog, o que o obrigado a alterar seu título e por sua vez sua url, assim, para não perder a força e relevância que esse artigo ganhou, o redirecionamento, trocará sua url e mandará todo a força daquele artigo e os usuários que acessarem sua antiga url para o mais recente.

Por último e um dos mais comuns, é para evitar o temível conteúdo duplicado. Muitas vezes o próprio site gera a partir do momento em que temos indexado no Google, o site com o sem www, por exemplo, se você consegue acessar seu site utilizando diferentes caminhos como (www.seusite.com.br) e (seusite.com.br), o redirecionamento 301 é altamente recomendado.

Como fazer o Redirecionamento 301 no WordPress

Existem muitos plugins no WordPress que facilitam nossa vida, o redirection por exemplo, é o foco da vez! Em poucas palavras é um ótimo plugin, muito bom para redirecionamentos, além de disponibilizar de outras funcionalidades como:

  • Monitoramento de erros 404;
  • Criação de RSS feed para os erros 404;
  • Log dos redirecionamentos;
  • Automaticamente cria um redirecionamento 301 quando altera-se a URL de um artigo;
  • Suporte à expressão regular.

Para começar utilizar o plugin, basta apenas fazer a instalação dele e acessá-lo em Ferramentas no menu lateral. Depois não tem segredo, basta preencher ambos os campos com a url de origem e url de destino, como na imagem:

Como fazer um redirecionamento 301

Se o seu site possui muitas páginas 404, conteúdo duplicado e alterações precisam ser feitas, o redirecionamento irá ajudar a limpar todos esses problemas e manter a ‘saúde’ do seu site em dia.

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *