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Como funciona a Ferramenta de Planejador de Palavras-chave do Adwords

Para todos aqueles que pretendem anunciar seu negócio no Google Adwords, e vê-lo florescer também na internet, é importante possuir alguns conhecimentos básicos das ferramentas que a Google disponibiliza. Dentre as dezenas de funcionalidades que o Adwords possui,  nossa proposta aqui é oferecer algumas dicas e informações sobre a Ferramenta de Planejador de Palavras-chave.

O que é o Planejador de Palavras-chaves:

A ferramenta do Google Adwords, Planejador de Palavras-chave, serve essencialmente para propor ideias de, como já diz o nome: palavras-chave, e estimativas de trafego de cada uma delas, viabilizando dados fundamentais para o anunciante (novato de Adwords) criar a sua primeira campanha e investir em links patrocinados.

Primeiramente, para poder acessá-la, é necessário que o usuário tenha criado a sua conta no Google Adwords. Depois disso, ele será redirecionado para a home do Adwords. Desta forma, o acesso à ferramenta será liberada, sendo possível identificá-la na aba verde:

Ferramenta Planejador de Palavras-chave

Como funciona o Planejador de Palavras-chaves:

Com a ferramenta pronta para uso, basta decidir o que será feito. Seja qual for o nicho do negócio, o Planejador de Palavras-chave poderá propor ideias de termos que são buscados no Google. Por exemplo, a partir do momento em que você informar para a Ferramenta, ela dará diversas ideias de termos similares – mas que são majoritariamente buscados – fornecendo uma ideia de como seu provável público-alvo procura no Google por serviços relacionados ao seu negócio.

Ao entrar na página de acesso do Planejador de Palavras-chave haverá quatro opções diferentes, cada qual com informações e dados distintos. Hoje será abordada a primeira opção:

Novas ideias de Palavras e Grupos de Anúncios:

Planejador de Palavras-chaves - Adwords

Na nova aba que surgir, comece colocando alguns termos que você acredite que resuma o seu negócio:

Escolhendo os principais termos

Depois de escolher os principais termos, o Google Adwords ainda fornecerá a opção de filtro, como por segmentação de país, idioma, buscador, pode-se ainda aproveitar e negativar as palavras-chave não desejadas. Há ainda alguns filtros avançados, para lances sugeridos ou a média de pesquisas mensais das palavras-chave, entre outros.

Depois de segmentar a  escolha é só clicar em “Obter Ideias” para poder acessar a: lista de palavras chave, idéias, e a média de pesquisas mensais:

Segmentar a sua lista de palavras-chave

Na nova páginas de informações abaixo, pode-se destacar algumas informações úteis, como: os termos de pesquisa que aparecerão logo acima, com alguns dados de volume de busca (Médias de Pesquisas Mensais), concorrência com determinada palavra e o lance sugerido. Essas são as principais.

Principais Dados para Pesquisa

Logo abaixo está a principal função do Planejador de Palavras-chave: uma lista com várias ideias de termos. Com isso, você pode conferir os que mais se encaixam em seu negócio e utilizá-las na hora de criar a primeira campanha. Se quiser ainda arquivar esses dados e guardá-los para consultas posteriores, a ferramente disponibiliza a opção para baixar em uma planilha do Excel, viabilizando seu estudo e consultas posteriores.

Multiplicador de Palavras-chaves:

Outra forma interessante de usufruir desta ferramenta é utilizar o Multiplicador de palavras-chave. Funciona da seguinte maneira: imagine que um usuário venda/distribua seu produto (flores) para o Brasil inteiro, e seria interessante ter a combinação da minha principal palavra-chave com os Estados brasileiros. Para isso, o Multiplicador de Palavras-chave faria a combinação automaticamente.

Multiplicador de Palavras-chaves

Agora você já tem os conhecimentos básico para utilizar o Planejador de Palavras-chave e usufruir de seus dados para a criação de sua primeira campanha no Adwords.

Mãos à obra!

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

2 Comments

  1. Olá, Jaciel.

    Que bom que gostou do post e, em resposta a sua pergunta, o “lance sugerido” é uma estimativa calculada pelo Adwords que lhe dá uma ideia básica do lance que você, como anunciante, pagaria pelo termo em questão. O Adwords calcula essa estimativa com base no custo por cliques, o famoso CPC, que outros anunciantes pagam pela palavra.

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