Google Analytics

Como medir as visitas do meu site

Um dos aspectos mais importantes quando temos qualquer tipo de negócio relacionado com a web, é mensuração dados. Afinal, você precisa saber quantas pessoas estão acessando o seu site e se tem um número alto de visitantes, porque ele não está gerando vendas e contatos?

O primeiro passo para medirmos as visitas do nosso site é escolhermos uma ferramenta de Web Analytics que irá coletar essas informações e nos exibir em diversos formatos de relatórios. A minha indicação e que serve para quase 95% dos negócios na internet, é o Google Analytics. Uma ferramenta gratuita e muito completa.

Cadastro no Google Analytics

Basta acessar o site do Google Analytics e efetuar seu cadastro.

Criar conta no Google Analytics

Quando você acessar pela primeira vez sua conta no Google Analytics será necessário inscrever seu site. Você precisa apenas preencher informações relacionadas ao seu website:

  • configuracao inicial do google analyticsNome do Site
  • URL do Site: O domínio do seu site. Ex: www.site.com.br
  • Fuso Horário do Relatório
  • Nome da Conta: Você pode usar o mesmo que o nome do seu website

 

Instalação do Google Analytics

Após preencher todas as informações do seu site, o próximo passo é a instalação do Google Analytics para que tenhamos informações completas sobre como seus visitantes se comportam em seu site.

O Google Analytics gerá um código JavaScript, mais ou menos, neste formato:

 

<script type=”text/javascript”>//<![CDATA[
var _gaq = _gaq || [];
_gaq.push([‘_setAccount’, ‘UA-XXXXXXXX-1’]);

(function () {
var ga = document.createElement(‘script’);
ga.type = ‘text/javascript’;
ga.async = true;
ga.src = (‘https:’ == document.location.protocol ? ‘https://ssl’ : ‘http://www’) + ‘.google-analytics.com/ga.js’;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(ga, s);
})();
//]]></script>

Para que a ferramenta funcione corretamente é necessário que esse código seja instalado em todas as páginas do seu site.

A página que não conter o código do Google Analytics não terá suas visitas contadas.

A grande maioria dos gerenciadores de conteúdo, sejam sites institucionais ou lojas virtuais, contém uma área de configuração onde é possível adicionar o código do Google Analytics para que ele seja adicionado automaticamente em todas as páginas.

Alguns ainda pedem somente o Id, que é o número que tem este formato UA-XXXXXXXX-X.

Instalando o Google Analytics no WordPress

Se você utiliza o WordPress, a instalação do Google Analytics em todas as páginas do seu site é muito simples. Basta instalar o plugin Google Analytics for WordPress.

Depois de ativá-lo, você precisa somente adicionar seu número de Id nas configurações do plugjn.

Configurações básicas no Google Analytics

Se você já instalou o código do Google Analytics em todas as suas páginas, então provavelmente a ferramenta já está registrando o comportamento dos seus visitantes em seu site. Agora vamos algumas configurações básicas para seus relatórios fiquem mais ricos em informações.

Adicionando acesso a outros usuários

Na maioria das vezes as informações do Google Analytics terá que ser compartilhada com outras pessoas.  Você tem dois tipos de níveis de usuários:

  • Usuário: Ele terá direito a ver seus relatórios, mas não poderá modificar ou adicionar informações
  • Administrador: Este usuário pode adicionar/remover usuários da conta, criar filtros, metas e ainda ter acesso a todos seus perfis dentro da conta.

Para adicionar um novo usuário a sua conta, basta ir em Administrador (no canto superior direito), clicar no Perfil, e ir para aba Usuários e digitar o e-mail do novo usuário:

Adicionar Usuário no Google Analytics

Configurando a Pesquisa Interna

Alguns sites contam com uma caixa de busca para pesquisa de conteúdo dentro do próprio site. Nestes casos é possível também ter essa informação disponível dentro do Google Analytics e cruzar com outros dados importantes.

Esse tipo de informação é importante ter disponível, pois ela lhe ajudará a entender o que seus visitantes estão procurando e talvez não estejam encontrando em seu site.

Veja  o relatório de pesquisas interna de uma escola de idiomas.

Pesquisa Interna Google AnalyticsPara acessar este relatório, é só seguir o seguinte caminho:

  • Relatórios (Topo)
  • Conteúdo
  • Pesquisa Interna
  • Termos de pesquisa

[clear]

[gap height=”20″]

Para configurar a Pesquisa Interna, você deve acessar Administrador ( na lateral superior direita), entrar no perfil, acessar a aba Configurações no Perfil e em Configurações da Pesquisa Interna.

Ative a opção Acompanhar Pesquisa Interna. Você vai precisar o parâmetro de consulta.

Para descobrir qual é o parâmetro de consulta do seu site, basta simular uma pesquisa e tentar identificar na URL onde está a sua busca. Veja o exemplo:

Simulação de Busca

Na URL acima o parâmetro com a busca é a letra s, e neste caso é este valor que deve ser inserido na configuração da Pesquisa Interna.

configuracao pesquisa interna

Espero que essas dicas sejam úteis para configuração inicial do seu Google Analytics, se ficou com alguma dúvida pode deixá-la nos comentários abaixo. Se gostou do artigo, ajude a compartilha-lo nas redes sociais.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *