Conteúdo

Como produzir um bom conteúdo

conteúdo reiPara quem acompanha a área de Marketing Digital, especialmente o SEO, sabe que há muito tempo vivemos escutando a famosa frase de “conteúdo é rei”, mas até onde isso é verdade?

Realmente, o conteúdo se torna, cada vez mais, a melhor arma que a sua empresa pode adotar para conseguir atingir o seu público alvo e conseguir atrair clientes para o seu negócio por meio de informação que seja valiosa e de qualidade; e é nesse último quesito que encontramos o maior problema que o SEO tem enfrentado desde que começou a frase tema da área.

Depois de algumas empresas descobrirem que o conteúdo é rei, passaram a produzir qualquer conteúdo, sem estratégia ou qualquer linha editorial para atingir quem gostariam, o que acabou virando conteúdo por conteúdo, sem qualquer uso que se possa fazer dele. E qual a vantagem de você escrever um texto no seu site que ninguém irá ler por não ser útil à ninguém?

Já acabou aquela história de escrever para os robôs dos buscadores e fazer todo o seu site voltado para eles. Agora precisamos focar nos usuários do nosso site, pois são eles que conseguem, do melhor modo possível, qualificar se estamos fazendo ou não um bom trabalho e, com a ajuda deles, conseguir a tão sonhada relevância do trabalho de SEO.

Mas, para escrever um bom conteúdo é preciso seguir alguns passos que são:

Conheça o seu público alvo

Quanto mais e melhor você conhecer com quem está falando, mais fácil ficará de elaborar seus textos, saber sobre o que falar e conseguir chamar a atenção de quem deseja consumir o seu texto, essa parte pode ser um pouco complicada, mas você pode seguir alguns dos caminhos que são:

  • Aproveitar a lista de clientes que já possui e enviar um e-mail perguntando se eles podem responder uma pesquisa. Nesse e-mail, envie junto um formulário onde as pessoas poderão responder as suas questões, de modo que seja possível analisar, pelo menos, as pessoas que já são seus consumidores.
  • Usar as redes sociais, podendo ser de dois modos:
    • Fazendo postagens com perguntas como “o que é importante para você na hora de escolher o local que irá passar suas férias?” ou coisa semelhante, aproveitando que isso gera a interação.
    • Começar analisando os dados que a sua página já lhe oferece na aba de informações, assim será possível perceber onde seus clientes estão, sua idade e sexo.
  • Quadro no site. Do mesmo modo que você fez pelo e-mail, você pode colocar algum aviso dentro do seu site pedindo para as pessoas responderem uma pesquisa, de modo que você possa oferecer o melhor produto para elas.
  • A última opção é contratar uma empresa que elaborará um questionário, fará a pesquisa e analisará as informações obtidas, podendo lhe dizer exatamente quem são as pessoas que consumiriam seu produto e sobre o que elas procuram na internet.

público alvo

Saiba o que seus clientes procuram

Já fizemos uma postagem aqui no blog sobre a importância e como que você pode descobrir como que os seus clientes procuram o seu produto pelo meio online, os passos devem ser:

  • Liste seus produtos e serviços;
  • Planeje as palavras-chave, ou seja, como que os seus clientes procuram pelo seus produtos;
  • Qual estágio de compra eles estão?

Pense como se fosse o cliente

Muitas vezes ficamos tão centrados no nosso negócio que esquecemos de pensar como seria se fossemos adquirir os nossos próprios produtos. Podemos começar com o problema de não pensarmos como que é o processo até ele decidir que precisa do que estamos oferecendo, por exemplo, uma loja de maquiagem pode ampliar muito as suas possibilidades quando para de pensar apenas no que vende e ver ao seu redor, como: escolhendo o tom certo de base, como deixar a pele com aspecto hidratado, etc., podendo ir mais fundo no nível de interesse do usuário com textos que falam sobre o que dar de presente de dia dos namorados, por exemplo.

Então, algumas perguntas podem fazer a diferença para a elaboração das suas pautas:

  • Se eu não conhecesse meu produto, o que me chamaria a atenção para conhecer melhor sobre ele?
  • Em quais situações eu procuraria sobre o meu produto ou algo relacionado?
  • O que eu gostaria de saber antes de adquirir isso?
  • Quais seriam as minha dúvida?
  • Quais fatores seriam decisivos para adquirir o meu produto e não de outro local?

Se não conseguir responder alguma dessas perguntas, pergunte para algum conhecido que você acredito que poderia ser um cliente seu sobre como é esse processo de decisão dele. Conversar com os possíveis consumidores pode lhe dar grandes ideias.

Fazendo sempre esses passos e quanto mais você exercitar sua criatividade, mais fácil ficará para produzir conteúdo e melhor eles serão.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *