Desenvolvimento

Como saber quando um site está fora do ar

O terror, para as lojas virtuais, é quando o site fica fora do ar. Isso seria o mesmo que ficar um dia inteiro com a sua loja física fechada. Ou seja, prejuízo na certa. Para quem é da área de prestação de serviço e usa seu site como plataforma para gerar contatos qualificados, também pode acabar perdendo clientes para a concorrência.

Quando um site está fora do ar, pode gerar uma série de efeitos colaterais para sua empresa, como:

Perder clientes

Imagine que no momento que o cliente quer comprar algo da sua empresa, ou preencher o formulário de contato, o seu site fica indisponível. Sabe o que vai acontecer? Ele vai dar um pulo na concorrência.

Perder credibilidade

Se você fornece conteúdo online, é uma ferramenta ou até mesmo um e-commerce, sua marca pode perder credibilidade ou até mesmo ganhar comentários negativos nas redes sociais. Se você não consegue nem mesmo manter o seu site no ar, quem pode garantir que seu serviço online é de qualidade também.

Perder posicionamento

O Google e outros buscadores têm como base a qualidade que eles entregam nos resultados de pesquisa. Isso quer dizer que se um usuário faz uma busca e cai em um site que está fora do ar, é algo péssimo.

Com isso, se seu site fica constantemente fora do ar, você provavelmente perderá relevância nos buscadores podendo perder alguns posicionamentos e até mesmo sair das buscas para determinadas palavras-chaves. Atrapalhando todo um trabalho de SEO.

Isso no final do mês vai significar menos visitantes, que por sua vez trará menos prospectos e consequentemente menos cliente.

Já dá pra ver que é um péssimo negócio ter um site em um servidor que fica fora do ar constantemente.

Ferramenta de monitoramento de site

Eu vou apresentar para você uma ferramenta que utilizamos em nosso dia-a-dia aqui na Agência St. A principal função dela é monitorar e avisar os gestores quando o seu site ficou fora ar. Com ela configurada, você poderá, talvez, descobrir que toda madrugada o seu site fica fora do ar para manutenção. Mas se seu site vende online, qual o sentido? Hora de trocar de empresa de hospedagem.

A ferramenta é gratuita e online, é o Uptime Robot. Com ela é possível monitorar até 50 sites e ela verifica o status do servidor a cada 5 minutos.

Uma vez que você tenha feito o seu cadastro e login, basta clicar em <<+Add New Monitor>>, selecione a opção HTTP(s)

como saber se meu site esta fora do ar

Basta você digitar um nome e o domínio do seu site. Você pode configurar um e-mail para que a ferramenta alerte quando o seu site ficar fora do ar.

Dessa forma você terá um relatório com todos os momentos de oscilação do servidor em que seu site está hospedado:

Relatório do site fora do ar

Com todas essas informações você será capaz de avaliar se está na hora de trocar o serviço de hospedagem atual. Você já teve problemas com hospedagem? Isso impactou suas vendas, deixe nos comentários abaixo.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

2 Comments

  1. Isso mesmo Antônio, além uma dor de cabeça também um grande prejuízo em todos os sentidos.

    Esse passo de monitoramento dos sites é algo que fazemos em todo os clientes no início de projeto, ajuda muito a avaliar a qualidade da hospedagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *