SEO

Como usar as Heading Tags para o SEO – H1, H2, H3

Imagine um artigo bem extenso abordando diversos tópicos, olhando para como os assuntos foram divididos, é fácil interpretar o que é o título da página, subtítulos, os tópicos que vem dentro de cada um deles e por ai vai. O Google segue o mesmo conceito, por isso temos as tags de cabeçalho com o intuito de apontar aos seus buscadores o nível hierárquico da sua página e demarcar pontos de importância e relevância no seu conteúdo.

Para quem servem as tags de cabeçalho

Essas tags são usadas na organização e estruturação de uma página, o que influência na apresentação mais estruturada da página da web e também melhorar a experiência do usuário. Os headings são divididos da seguinte maneira: H1, H2, H3, H4, H5, H6, sendo H1 o mais importante e o H6 o de menor importância, com base na hierarquia da página.

Logo, imaginando uma notícia em um portal, o H1 estaria no título, indicando ao Google, que aquele é o assunto de maior relevância para aquela determinada página. Abaixo no corpo da notícia, o próximo título e seus seus tópicos, deveriam conter respectivamente H2 e H3.

Como funciona na prática

Legal, entendemos o conceito das tags headings, mas como usamos na prática? Bom, para ver elas sendo usadas corretamente em uma página da web, vamos usar uma das nossas páginas do nosso portal de marketing digital, para mostrar como uma hierarquia de headings deve ser construída.

Estrutura de Headings

Experiência de navegação e as Heading Tags

O Google trabalha cada vez mais para aprimorar nossa experiência como usuário, sempre entregando os resultados com maior valor e relevância de acordo com nossas buscas, por isso, uma experiência de navegação tem igual valor de relevância.

A organização de uma página é um dos elementos mais básicos da experiência de navegação do usuário, uma divisão realizada corretamente com título, subtítulos torna a leitura muito mais agradável para qualquer pessoa. Lembrando que, apenas garantindo que todo o seu site esteja bem organizado e estruturado você já estará concluindo uma parte importante do trabalho de SEO.

 

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

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