Links Patrocinados

Correspondências de palavras-chave: o que são e para que servem?

As correspondências de palavras-chave têm a função de ajudar durante os acionamentos de anúncios, permitindo obter um “domínio” sobre quem o usuário realmente deseja alcançar: um público-alvo mais amplo ou mais específico. Elas são caracterizadas em 5 tipos:

  • Correspondência Ampla
  • Modificador de Correspondência Ampla
  • Correspondência de Frase
  • Correspondência Exata
  • Correspondência Negativa

Tipos de Correspondências de palavras-chave

A seguir você verá com mais detalhes todos os 5 tipos:

  1. Correspondência Ampla: é a opção mais comum de correspondência. Permite que seus anúncios também sejam acionados quando pesquisarem variações semelhantes a sua palavra-chave ( plurais, sinônimos, etc). No entanto, há alguns pontos negativos. Isto é, embora possa ajudar no aumento do tráfego de anúncios, pode também trazer um tráfego irrelevante. Mas, como para tudo há uma solução, para impedir o tráfego irrelevante, pode-se utilizar a negativação de palavras-chave.
  2. Modificador de Correspondência Ampla: o modificador é representado com o símbolo de mais (+), e faz com que o anúncio seja acionado se a pesquisa do usuário possuir pequenas variações ou modificações em um dos termos com o mais (+) acionadoPor exemplo: você adicionou o símbolo na seguinte palavra-chave: +canetas +várias cores. Seu anúncio poderá ser acionado se na pesquisa estiver palavras-chave como comprar canetas várias cores, ou canetas diversas cores. Todavia, ele não irá ser acionado caso a palavra-chave seja lápis várias cores .
  3. Correspondência de frase: caracterizada pelo símbolo aspas (“), a correspondência de frase deixa a palavra-chave mais restrita, porque com ela, seus anúncios só irão ser acionados se pesquisarem os termos exatos ou se contiver palavras adicionais antes ou depois da frase, e também com pequenas variações. Por exemplo: “canetas várias cores”, nessa frase, seu anúncio poderá aparecer em pesquisas como: comprar canetas várias cores ou canetas várias cores para desenho . Por outro lado, seu anúncio não irá ser exibido caso pesquisem canetas para desenho várias cores.
  4. Correspondência Exata: é o tipo de correspondência caracterizada pelo símbolo colchetes ([  ]). Restringe a palavra-chave para que acione o anúncio somente se pesquisarem pela mesma palavra-chave ou com pequenas variações, mas desta vez, sem adições de termos antes e depois. Por exemplo: [canetas várias cores], o anúncio só será acionado se pesquisarem canetas várias cores ou canetas diversas cores. Porém, não será acionado se pesquisarem por comprar canetas várias cores. 
  5. Correspondência Negativa: a correspondência negativa tem como característica ser o contrário das outras correspondências, agindo como o bloqueador do anúncio, para que o mesmo não apareça para os termos selecionados na correspondência negativa. É representada pelo símbolo menos (-). Mas caso queira impedir alguns termos de acionarem seu anúncio, pode-se utilizar a negativação de palavras-chave.

Como definir sua correspondência de palavras-chave

A seguir será apresentado como modificar a correspondência nas palavras-chave.

Selecione qual campanha/grupo de anúncios deseja modificar a correspondência. Após isso, vá na aba Palavras-chave

Dentro dela, selecione a palavra-chave a qual deseja modificar, clicando na caixa de seleção, e editar

Depois, clique em Alterar tipo de Correspondência. Aparecerá um quadro para definir qual correspondência deseja selecionar para a palavra-chave adicionada.

No “Alterar o tipo de correspondência a partir de:” vê-se qual correspondência sua palavra-chave está atualmente. Já no “Alterar o tipo de correspondência para:”, define-se para qual correspondência a palavra-chave será modificada. Após as duas definições, clicar em Visualizar alterações, o AdWords apresentará a modificação que fará na palavra-chave, adicionando os símbolos de correspondência. Quando terminar as definições, clique em Fazer alterações para salvar.

Começar com palavras-chave de correspondência ampla é sempre uma boa escolha, porque pode aumentar o potencial de anúncios em pesquisas relevantes, gerando impressões e cliques. Após algum tempo, executar um relatório de termos de pesquisa permitirá visualizar se o anúncio começou a ser exibido para palavras-chave irrelevantes ou não. Se positivo, modificar para o tipo de correspondência que se encaixe melhor à campanha.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *