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Dicas para melhorar seu índice de qualidade no Google AdWords

Melhorar o posicionamento dos seus anúncios na primeira página do Google não é algo fácil, pois requer uma série de mudanças um tanto arriscadas para ver se fazem valer a pena. Aumentar o CPC pode gerar menos cliques, mas pode ajudar no posicionamento, então, para obter mais cliques com CPC aumentado é necessário também ter um orçamento diário maior, ou o bastante para alcançar uma meta de cliques definida por dia.

Mas essa é só uma das mudanças que pode melhorar seu posicionamento. A outra (eu diria a que gasta menos), é melhorar o Índice de Qualidade de suas palavras-chave.

Mostrarei aqui os fatores mais importantes para o IQ de suas palavras-chave, que, se forem feitos com bastante atenção, se tornarão mais relevantes à sua campanha. São esses:

Histórico da conta

O histórico da conta é o que conta para seu Índice de Qualidade de forma impactante. Assim, sempre crie novas contas para novos clientes. Caso você tenha um histórico ruim em outra conta, não se preocupe, não afetará nessa nova. Caso tenha problemas em administrar várias contas, pode-se criar uma MCC (Minha Central de Clientes) para administrá-las melhor.

Relevância das palavras-chave

Outro fator importantíssimo para a campanha e anúncios é que suas palavras-chave devem ter relevância a seu anúncio. Por exemplo, se você pesquisar “celulares smartphones” e  criou um grupo de anúncios com essa palavra-chave inserida, isso será de extrema relevância ao seu Índice de Qualidade, ajudando também no posicionamento.

Use as correspondências de palavras-chave

Um dos fatores que ajudam muito a melhorar o Índice de Qualidade é o de usar os símbolos de correspondência de palavras-chave. Sim, isso ajuda quando a correspondência ampla não está funcionando muito bem para relevar os anúncios, deixando suas palavras-chave com baixo IQ (3,4), deixando seu posicionamento na página muito abaixo do esperado.

Utilize os outros tipos de correspondência de palavras-chave, adicionando seus símbolos, o que ajudará no IQ delas, deixando-as mais relevantes às pesquisas, e também ajudará seus anúncios a não serem exibidos para palavras que não fazem sentido ao anúncio propriamente dito, que poderiam ser acionadas na correspondência ampla.

Aumente seu CTR

O CTR é o fator que mais importa ao seu Índice de Qualidade. Portanto, sempre tente melhorá-lo, pois quanto mais CTR tiver o anúncio, mais relevante é aos usuários que o buscam. CTR é a taxa de cliques dividido pelo número de impressões do seu anúncio. Para melhorá-lo, crie anúncios atrativos, com suas palavras-chave neles, e não use palavras desnecessárias.

Relevância da Página de Destino

Por último, e não menos importante, o Google AdWords considera de alta qualidade páginas que contenham conteúdo original e relevante, sem estar poluída por banners e pop-ups (pior, isso diminui a transparência e a navegabilidade da página). Portanto, evite. Sempre redirecione seus usuários a páginas relevantes ao seu anúncio, pois isso irá contar muito para o Índice de Qualidade.

Com essas modificações, seus Índices de Qualidade das palavras-chave terão alta pontuação, podendo chegar a 10 pontos, que é a pontuação máxima. E, com isso, os lances de CPC serão diminuídos e seu posicionamento dos anúncios será entre os primeiros da página do Google.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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