Google Analytics

Diferença entre Cliques no AdWords e Visitas no Google Analytics

Eis uma dúvida que a maioria das pessoas que utilizam ambas ferramentas têm: Por que o número de cliques numa campanha no AdWords não é igual ao número de visitas no Analytics? Tal dúvida gera muitas conclusões erradas, pelo fato de seus números não baterem direto, causando uma má impressão e uma certa confusão sobre o assunto.

Diferença entre cliques e visitas

Sem mais delongas, vamos às explicações:
Definição

Antes de apresentarmos os motivos das diferenças dos números, precisamos explicar o que é Clique e Visita:

  • Clique: É todo clique realizado em anúncios de campanhas do Google AdWords. Esses são contabilizados e faturados no AdWords.
  • Visita: É a interação de um navegador com uma página de um site. Uma visita é contabilizada a cada sessão. Ficar inativo durante 30 minutos ou fechar o navegador da Internet termina a visita.

Motivos de Aumento de Cliques

  • Cliques em demasia numa única sessão: ao clicar várias vezes num mesmo anúncio gera-se vários cliques, mas se permanecer por 30 minutos em uma sessão, é contabilizado apenas uma visita no site. É comum ver isso em e-commerces, porque os visitantes fazem comparação de preços.
  • Cliques em anúncios seguidos de cliques em “Parar/Voltar”:  ao realizar estas ações é contabilizado apenas um clique e nenhuma visita, porque antes de a página ser completada, o usuário clicou em “Parar/Voltar” no navegador. Geralmente acontece quando o site não está tão atrativo para os usuários.
  • Demora no carregamento de páginas e clique em “Atualizar”: se a página demora muito para carregar completamente, pode levar o visitante a clicar no botão de “Atualizar” no navegador antes de terminar o carregamento, isso gera o clique e a visita, só que a visita não é interligada ao AdWords.
  • Fraudes de cliques: acontece quando a página recebe os dados analíticos que comprovam que o site está recebendo tráfego de visitantes, mas que na realidade, alguém ou algum sistema automático, programado justamente para isso, está pegando o orçamento de clientes, clicando várias vezes no anúncio.

 

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *