SEO

Principais dúvidas para quem quer trazer o seu negócio para internet

Hoje em dia a internet é um meio essencial para aqueles que querem crescer juntamente com seu negócio, é um excelente veículo de divulgação para o seu negócio que já está com um pé dentro dessa nova era e sabe a importância e diferença que ela pode fazer no seu negócio. Atualmente estabelecida como o principal meio de busca de informação da população, colocar e anunciar o seu serviço/negócio é o próximo passo para conseguir mais sucesso e notoriedade e principalmente ultrapassar os seus concorrentes que estão fora da rede.

A partir daí que começa o principal desafio de trazer o seu negócio para a internet, a criação e otimização do seu site são pontos muitos importantes que você precisa tomar para sobreviver com a concorrência na internet que, podemos dizer que, está em um nível totalmente diferente. O conhecimento sobre certas técnicas e estratégias de otimização são capazes de fazer toda a diferença na recepção do seu site para com os seus usuários.

Seus concorrentes estarão em constante briga por um espaço no Google, nosso principal buscador e que possui a maior relevância nas buscas, visto que,  90% de todas as buscas feitas são pelo Google. Não podemos descartar outros buscadores como Bing e Yahoo, mas, para quem está começando, o Google será o seu ponto de partida.

Dúvidas básicas de otimização e organização:

Aqui segue algumas dicas básicas sobre otimização que você mesmo pode colocar em seu site, não é preciso ter experiência ou conhecimento avançado do assunto para já começar a otimizar o seu site e ficar um passo a frente de outros concorrentes. Essa é a sua chance de deixar o seu site mais relevante para o Google e principalmente para os seus usuários.

Título e Meta Descrição

Os títulos e meta descrições devem ser feitos sem falta em todas as páginas de seu site, eles ajudam a descrever o conteúdo de seu site tanto para o internauta quando pesquisa por ele no Google, quanto ao próprio Google, conhecidas como meta tags elas devem ser inseridas dentro do html do site, o processo é bem simples, veja um exemplo abaixo:

Título: deve conter de 30 á 65 caracteres

 <TITLE>Agência St - Marketing Digital para sua empresa - (11) 3473-3717</TITLE>

Meta Descrição: deve conter no máximo 165 caracteres

<META NAME="DESCRIPTION" CONTENT="Somos uma agência de marketing digital focados em resultados. Trabalhamos com diversas estratégias para geração de leads e comunicação digital.">
   

O resultado final podemos ver quando buscamos pelo site no Google, confira:

Título e Meta Descrição

Imagens com atributo

Todas as imagens do site devem possuir título e principalmente alt (texto alternativo), pois eles tem algumas funções muito úteis ao navegar por um site:

  1. Serve para mostrar o nome da imagem ao passar o mouse por cima.
  2. Quando uma imagem não carrega apropriadamente o alt fica em evidência, dando ao internauta uma descrição da imagem.
  3. Com o uso do alt as suas imagem aparecerão nas buscas do ‘Google Images’ juntamente com um link para a página do seu site.O atributo alt fica da seguinte maneira em html: < img src=”caminho da imagem” alt=”Texto” >

Linkagem Interna

A Linkagem interna é um link direcionado a uma outra página dentro de um mesmo domínio, essa tática é muito útil para linkagem-internaconseguir links para o seu site de forma fácil e totalmente controlado, isto é, você tem o controle total dos termos que quer trabalhar  para cada uma de suas páginas.

Feitos de forma correta e sem excesso, visando os termos de maior relevância para o site, a linkagem interna ajuda a distribuir valor as suas páginas que os links internos encontraram nelas.

BreadCrumbs

Traduzido para “Migalhas de Pão” é uma estrutura de navegação que auxilia o internauta a reduzir o número de ações (cliques) que ele toma enquanto navega por um site, os Breadcrumbs, separam as páginas de site por sessões, criando um link em cada uma delas. Assim, caso o usuário queira ir direto para uma página anterior, ele só precisa de um clique.

Exemplo de Breadcrumbs

Muito usado em e-commerce, os breadcrumbs, além de muito úteis e facilitarem a navegação do usuário, são uma ótima maneira de demonstrar a organização de seu site. Além de ajudar o usuário, o Google privilegia sites que o ajudam a melhorar suas pesquisas com informações de maior relevância.

Conteúdo Duplicado

Problemas de conteúdo duplicados é o que mais vemos por ai, já que na maioria da vezes acontece intencionalmente, e qualquer tipo de conteúdo duplicado é ruim para o seu site, vamos citar agora alguns dos mais comuns que podem acontecer:

  1. Muitas vezes o site pode possuir mais de um domínio em prol de proteger a sua marca, no entanto, na maioria das vezes, são encontrados conteúdos idênticos em ambos os domínios. O grande problema disso é que o Google vê todos como concorrentes e acaba indexando as duas versões, prejudicando sua aparição no buscador.
  2. No caso de sites com traduções, onde existam páginas que são traduções de outras, o certo é usar uma tag de marcação rel=alternate hreflang=”x”, evitando assim a criação de páginas com conteúdo duplicado.
  3. Existem robôs chamados de Scrapers que conseguem gerar conteúdo rapidamente para milhares de páginas copiando de outros site, os scrapers leem e buscam por conteúdo  de temas específicos e geram automaticamente páginas sobre o assunto.
  4. Não é muito difícil encontrar por ai sites institucionais que seguem o mesmo padrão de formato no layout de outros institucionais, o mais comum é ver rodapés idênticos, sempre com o mesmo texto institucional no final de cada página.
  5. Outro tipo de conteúdo duplicado é identificável logo na URL de seu site, por exemplo: http://www.meusite.com.br e http://meusite.com.br, o certo é o seu servidor identificar e tratar das duas versões da URL como uma só fazendo um redirecionamento permanente de uma versão para outra.

Algumas soluções para conseguir consertar esses tipos de conteúdos duplicados são:

  1. Fazendo uma busca completa em seu site por páginas idênticas ou com conteúdo duplicado usando o Copyscape.
  2. Pesquisar nos buscadores da seguinte maneira – “site:coloque o domínio do seu site aqui”, o buscador, seja Google, Yahoo ou Bing lhe dará uma lista de todas buscas que tenham o seu domínio incluso, ou seja, ele montará uma lista com todas as páginas indexadas por ele. A partir daí é só procurar por páginas idênticas.
  3. Usar o rel=nofollow, <a href=”www.meusite.com.br/” rel=”nofollow”>termo linkado</a>, dessa forma o atributo rel=nofollow dirá ao google para não indexar essa página likada evitando que um conteúdo duplicado seja criado intencionalmente.

Domínio com palavras-chave

Muito se fala sobre a relevância ou não que uma palavras-chave no domínio pode trazer para o seu site, a resposta para essa dúvida não é tão simples como um sim ou um não, vamos pensar em alguns casos onde ela pode ou não ser usada:

Colocar Palavras-Chave no Domínio

  • Quando temos um site de um nicho bem específico onde  ele apenas vende, anuncia ou fala sobre sandálias Melissa, montar um domínio http://www.sandaliasmelisssa.com.br é válido e não seria uma estratégia forçada de SEO.
  • No caso do Google dar relevância ou não para uma palavras-chave no domínio a resposta é sim, o Google trará uma maior relevância ao seu site, no entanto ela não é tão grande quando um dia já foi, já que, por causa disso, muitos profissionais de SEO usaram e abusaram dessa estratégia o que acarretou em uma mudança no algorítimo do Google.
  • Resumindo, se você for criar um site para você e tiver a oportunidade de adicionar uma palavras-chave ao domínio, faça isso, pois nunca é demais estar um passo a frente de seus concorrentes.

Redirecionamento 404

Primeiro vamos começar com o que é o erro 404, aquela famosa página que aparece para nós com uma mensagem de erro estampado na cara.

Exemplo-de-erro-404
O erro 404 acontece quando tentamos visitar uma página com uma determinada URL e a mesma não existe, está fora do ar ou com algum problema no momento, é um erro bem ruim de se ter, pois acaba fazendo com que o usuário perca a confiança em seu site e, dependendo do caso, nem retorna por causa de uma primeira impressão ruim. O erro 404 é visto com mais frequência em sites com um grande número de visitas por dia, o principal motivo são os erros de digitação do usuário e, nesse caso, é impossível prevenir tal coisa.

A solução para esse problema está mais próxima do que parece, pegue sua página 404 e mude  a cara dela, otimize-a deixando com a cara do seu site, mas como fazemos isso?

É simples, os melhores métodos são: eliminar a mensagem default de erro, troque por algo mais agradável como: “Desculpe mas não conseguimos encontrar seu conteúdo”.

Use a abuse da usabilidade: Mude o layout da página mostrando ao usuário que ele continua no seu site, coloque links internos para poder retornar a página inicial do site sem dores de cabeça.

Se puder, ainda deixe uma caixa de pesquisa, talvez o usuário queira procurar por algo relacionado ao que ele não conseguiu da primeira vez.

Montando a sua própria página de redirecionamento 404 e otimizando da melhor maneira, irá ajudar muito o usuário na busca pelas informações do seu site.

Página 404 otimizada

Reservar um bom tempo para melhorar o seu site e ter um pouco de trabalho com ele no começo é natural, então não desanime que com o tempo o seu site começará a receber mais visitas e fazer o seu negócio crescer também virtualmente. No final, não será algo tão difícil quanto parecia no começo. Continue sua busca por mais conhecimento e se aprofunde mais ainda na área de SEO, leia nossos outros artigos e fique por dentro das novidades.

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

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