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Entendendo a concorrência no Google AdWords

Um recurso interessante que temos dentro do Google Adwords são os Relatórios de Ideias para Leilões. Esse relatório mostra o seu desempenho em relação aos seus concorrentes para as palavras-chaves que sua empresa anuncia no Google.

Sabe aquele momento que parece que seu concorrente está sempre na frente da sua empresa? Com os relatórios de ideias para leilões é possível confirmar se isso está realmente acontecendo.

Para acessar o relatório, basta ir em qualquer aba da sua conta do Google AdWords e clicar em Detalhes e Informações sobre Leilões:

Informações sobre leilões

O relatório funciona da seguinte forma: baseado em uma parcela dos termos que você anuncia e também no período que estiver sendo analisado (últimos 30 dias), o Google Adwords irá comparar as principais empresas que entraram para concorrer no mesmo leilão que sua empresa.

Relatório completo com informações dos leilões

 

Agora vamos entender o que representa cada coluna e que ação você pode extrair de cada uma delas:

Posição Média

Essa coluna já tira boa parte daqueles questionamentos se seu anuncio está aparecendo na maioria das vezes em uma posição inferior que seus concorrentes.

Quanto menor a posição média, é indicativo que o seu site está aparecendo mais perto da posição número um.

Parcela de Impressão

Esse número é bem importante, pois nos informa do tamanho da sua participação nas impressões dos anúncios. Imagine que quando selecionamos uma palavra-chave em nossa campanha, se todos os fatores estiverem a nosso favor: índice de qualidade, CPC, segmentação e entre outros, nosso anúncio irá aparecer 100% das vezes. A parcela de impressão demonstra o número de vezes que aparecemos no Google considerando o número estimado de impressões que estávamos qualificados para receber.

Quando o número da parcela de impressão está muito baixo, vale a pena investigar o que está acontecendo, pois seu anúncio pode não estar aparecendo no Google por qualificação ou por falta de orçamento.

Taxa de sobreposição

Esse é um número bem bacana que informa quem é seu principal concorrente, pois ele indica o número de vezes que outra empresa compartilhou a impressão de uma mesma palavra-chave com seus anúncios.

Posição acima da taxa

Essa informação mostra o percentual em que seu concorrente apareceu com o anúncio acima do seu em um mesmo leilão de palavra-chave. Com isso, você pode tirar duas conclusões, ou que o concorrente está sendo mais agressivos com o lance ou a campanha dele está com um índice de qualidade superior e, por isso, ele consegue posições melhores nos leilões.

Taxa da parte superior da página

Essa informação mostra o número de vezes que seu anúncio ou do concorrente apareceu na parte superior da página de resultados, ou seja, nas 3 primeiras posições.

Conclusão

Como o relatório de informações sobre os leilões permite a visualização dos dados em nível de campanha,  grupo de anúncios e palavras-chaves, você pode usar ele para compreender melhor o alcance da sua campanha em relação a sua concorrência e até mesmo isolar os anúncios para uma única palavra-chave competitiva e diagnosticar se há ou não a necessidade de elevar o CPC máximo para aquele termo.

Se você tiver dúvidas ou sugestões sobre o uso desse relatório não excite em escrever nos comentários.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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