Google Analytics

Google Analytics – dando os seus primeiros passos

Você possui um blog, site, portal de notícias? Você sabe quantos acessos, quantas pessoas visitam por dia, mês?

Se você ainda não contabiliza as visitas que recebe e não tem noção se seu site está crescendo ou estagnado, está na hora de conhecer o Google Analytics, a ferramenta mais completa de coleta e análise de dados para o seu site. A plataforma é bem completa e adapta a todos os usuários, não apenas profissionais especializados da ferramenta mas pessoas que estão começando agora. Possui uma biblioteca ampla e oferece muito conteúdo educacional desde o básico até níveis mais elevados que requerem um conhecimento bem maior do Analytics como um todo.

Se você ainda não tem uma conta analytics, comece acessando www.google.com/analytics e siga as instruções na tela. Você confere o passo a passo para criar sua conta neste artigo.

Primeiro contato no Google Analytics

Primeiro contato no Google Analytics

Com sua conta criada e as devidas configurações, você se deparará com a tela inicial do analytics. Vamos conhecer um pouco mais da ferramenta e ir se familiarizando com cada uma das sessões, dados e os relatórios.

1- Links de Navegação

Links de Navegação - Google Analytics

 

 

São exibidos na parte superior da sua tela, a partir delas você pode acessar as principais áreas do Google Analytics que são:

Residencial – a página inicial onde você acessa a lista com todas as suas contas, vistas de propriedades(site) e algumas informações básicas sobre o desempenho de cada uma.
Relatórios – Aqui é onde você passará a maior parte do seu tempo, analisando e comparando dados, estudando o desempenho, evolução da sua conta, tendências entre outros.
Personalização – Além dos painéis e filtros que você pode selecionar para analisar dados personalizados, a área de personalização permite a criação de relatório personalizados.
Administrador – gerencie suas configurações de conta, crie novas propriedades, altere permissões de usuários, etc.

2- Contas, configurações e diagnósticos de conta

Contas, configurações e diagnósticos de conta - Google AnalyticsEm cada uma das páginas do Analytics você consegue ver as informações de conta, alterar suas configurações, receber ajuda e alertas personalizados e responder mensagens de diagnósticos.

3- Navegação lateral

Navegação lateral - Google AnalyticsNo menu lateral temos acessos a todas categorias de relatórios do Analytics:

Painéis – aqui você encontra um resumo de todos os seus relatórios personalizados já criados;
Atalhos – você consegue acessar rapidamente os relatórios que você usa com mais frequência;
Eventos do Intelligence – alertas inteligentes que detectam e avisam no caso de qualquer variação estatística significativa que possa ocorrer nas métricas do seu site, você pode ainda personalizar com alertas personalizados;
Tempo real – monitoramento dos dados do seu website em tempo real: tráfego, eventos, locais e origens, etc;
Público-alvo – estude as principais informações do seus usuários, características, comportamento, interesses, informações demográficas entre outros;
Aquisição – relatório de overview do tráfego do seu site, incluí métricas com dados relevantes e percentual de cada uma das fontes de visitas;
Comportamento – aqui você compreende como os usuários interagem com o seu site, páginas, etc;
Conversões – com suas metas definidas, você pode acompanhar suas conversões, metas de receita e desempenho.

4- Cabeçalho

Cabeçalho - Google AnalyticsNa parte superior de cada uma das páginas de relatório, é exibido o título e os controles de relatório, esses que são divididos em:

Email – acessando essa opção, temos possibilidade de compartilhar o relatório via e-mail com outras pessoas, mesmo que não tenham uma conta no analytics.
Exportar – o analytics permite a exportação de dados para diversos formatos como xlsx (excel), csv, pdf entre outros.
Adicionar ao painel – utilizando os painéis da ferramenta, podemos incorporar o relatório atual, e a partir dele, criar relatórios personalizados compartilhados ou privados. A ideia é, criar painéis com dados importantes e deixa-los sempre em fácil acesso.
Atalho – o atalho permite ao usuário criar links personalizados para a configuração atual do relatório. Mantendo todas as segmentações escolhidas, você pode sempre acessar dados personalizados criados anteriormente utilizando os links no atalho.

5- Adicionando Segmentos

Adicionar Segmentos - Google Analytics
Os segmentos são os filtros disponíveis ou subconjunto de dados do Analytics. Ao analisar um relatório, podemos adicionar um ou mais filtros e comparar dados, constatar e identificar tendências e comportamentos de forma significativa.

Para começar adicionando, copiando ou excluindo um filtro, basta clicar e uma nova janela aparecerá com a lista de todos os filtros disponíveis. Você pode favoritar seus filtros preferidos e separa-los dos demais na categoria Com estrela.

6- Exibição de Gráficos

Exibição de Gráficos - Google Analytics
Os gráficos estão na presentes na maioria dos relatórios do analytics e todos eles possuem:

Métrica do gráfico – elas descrevem as características dos seus usuários, visitas e suas ações, em outras palavras são todos os dados quantitativos. Você pode também comparar duas métricas.
Escala temporal do gráfico – basicamente é onde definimos a forma como o gráfico será exibido, optando entre dia, semana ou mês.
Tipo de gráfico – podemos alternar a exibição do gráfico entre linha e de movimento, dependendo do tipo de informação que você estiver mensurando, vale optar por um tipo ou outro.

Compreender o básico do analytics é o pontapé inicial para começar a estudar as visitas do seu site, identificar tendências, avaliar dados, planejar estratégias, entre outros. Se você deseja ir mais à fundo, pode acessar o suporte do Google Analytics e ter acesso a diversos materiais de estudos, dicas e até vídeo aulas em português.

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *