SEO

Google Hummingbird – Novo algoritmo do Google

O Google oficializou o lançamento do seu novo algoritmo Hummingbird (Beija-flor em inglês), digo oficializou, pois o novo algoritmo já está no ar desde o mês passado (agosto de 2013).

Reparou em alguma mudança em seu site?

É importante mencionar que isso não se trata de somente uma atualização, mas sim de um novo algoritmo. Mas qual a diferença?

Vou explicar.

A melhor analogia que encontrei foi feita por Danny Sulivan em seu artigo sobre  o tema: o algoritmo pode ser visto como um motor de um carro, e suas atualizações são como se trocássemos peças desse carro por outras melhores; já um novo algoritmo, significa que estamos trocando o motor desse carro, dando mais potência e velocidade a ele.

Sendo assim, fique tranquilo, porque os updates Panda e Penguin continuam a fazer parte desse algoritmo, assim como os outros mais de duzentos fatores que o Google utiliza e que devemos considerar em um projeto de SEO.

Mas afinal, o que trouxe de novo o Hummingbird ?

O Beija-flor irá trazer respostas muito mais precisas a buscas complexas, que permitem que o usuário pergunte literalmente ao buscador o que ele deseja. Por exemplo:

Qual o melhor restaurante de sushi aqui perto ?
Fala me mais sobre as novidades do novo iPhone
Qual a melhor pizzaria da região ?

O impacto dessa implementação atingiu 90% de todas as buscas feitas no Google ao longo do globo, segundo Amit Singhal, VP sênior de search.

Qual impacto do Google Hummingbird

Essa mudança é extremamente positiva para o usuário, pois irá trazer resultados de pesquisa muito mais específicos, já que o Hummingbird trabalha justamente na inteligência dos resultados.

Para as empresas continuarem competitivas e garantir sua presença nos resultados é necessário continuar e expandir cada vez mais a produção de conteúdo, que trabalhe cada perspectiva de necessidade e intenção, de forma que ela possa ser alvo de uma busca do usuário.

Para ter o Google como seu aliado a fim de trazer visitantes, é necessário ir muito além de palavras-chaves. Isso faz totalmente alusão à declaração do VP sênior de search do Google:

Você não deveria perder seu tempo pesquisando, você deve perder seu tempo vivendo.

Busca por Voz com HummingbirdCom o algoritmo do Google mais apurado para interpretar buscas complexas, a busca por voz ficará cada vez mais popular, já que ficará muito mais natural se comparada à robótica. Você poderá conversar e perguntar ao Google.

Isso significa que produzir conteúdo para internet apenas pensando em palavras-chaves é um grande erro, e pode significar o fim do seu negócio a longo prazo. O seu conteúdo precisa atingir e ser útil para as necessidades que seu público-alvo tem, seja ela qual for. Assim como o Google, que tenta ser um grande HUB para toda necessidade que seus usuários venham a ter, sejam elas digital ou não.

Desta forma, a sua empresa também precisa ser. Você precisa ser útil e presente para seus usuários mesmo quando eles não querem comprar seus serviços ou produtos.

Dicas de SEO para Google Hummingbird

Ok, não existe ainda nenhuma meta tag que fará seu site ficar em primeiro lugar com o novo algoritmo. No entanto, seguem algumas dicas que sua estratégia de marketing de conteúdo devem ter:

Mais intenção e menos palavras-chave

O Google vai interpretar melhor a busca efetuada por cada usuário, por isso simplesmente focar em gerar conteúdo para aparecer a um simples grupo de palavras-chave é um grande erro estratégico.

Você deve focar na intenção de busca do usuário. Tente pensar nas possíveis necessidades que os usuários venham a ter até ele cumprir o objetivo que você deseja.

Explore bem as long tails

Ter uma boa lista de palavras-chave pode lhe ajudar a ter ideias de quais temas são necessários explorar para garantir que sua empresa apareça para o máximo de pesquisas possíveis. Só tenha em mente:

Não é uma questão de aparecer no Google, e sim de atender a expectativa do usuário.

Você também pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chaves como Uber Suggest, que extrai diversos termos longos do Google.

ubersuggest

Essa mudança traz consigo uma capacidade muito superior de entender o significado da busca realizada, por isso explorar as necessidades dos seus visitantes é o caminho certo para garantir que sua página irá aparecer nas pesquisas, sem que precise focar nas milhares de palavras-chave possíveis. A capacidade de entender sinônimos e compreender o contexto da busca ficou ainda melhor.

Google Autoria

Para quem não conhece, o Google Autoria (Authorship) é um formato que a compania utiliza para atribuir a autoria de um determinado conteúdo na internet. A maneira mais simples de reconhecer isso é quando vemos resultados de pesquisa assinados com a foto de quem escreveu, como esse que escrevi sobre Como medir as visitas do seu site

Google Autoria

Menciono o Google Autoria, pois com certeza esse novo algoritmo vai considerar os sinais sociais na hora de retornar um resultado mais preciso para uma busca complexa. E por isso caso você seja um “autor” influente para aquele usuário, isso vai pesar na balança na hora de o Google entregar algum resultado.

SoLoMo

A melhoria no reconhecimento de busca por voz nos dispositivos móveis e também nos resultados para esse tipo de busca, seguem totalmente ao encontro à sigla SoLoMo, que quer dizer:

 

São estratégias usadas principalmente por estabelecimentos, nos quais através dos dispositivos móveis, o fator localidade e recomendações dos amigos são essenciais. Por isso, primeiro comece trabalhando para o fator localização para o seu site e depois os sinais sociais (não preciso mencionar que o site deve ser amigável para mobile).

As estratégias SoLoMo já são uma realidade nos dias de hoje, e com o Hummingbird, elas terão um peso ainda maior.

Se você gostou desse artigo ou gostaria de opinar sobre o impacto dessa atualização, deixe-nos o seu comentário!

 

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

13 Comments

    1. É verdade Fábio, a questão do 100% not-provided é algo complicado. Pois por mais que mudemos a forma de olhar os dados, ainda sim é uma informação relevante e que auxiliava bastante em algumas tomadas de decisões.

  1. Muito bom artigo… Parabéns!
    Mais uma vez o google se preocupando com o resultado das pesquisas. Sempre beneficiando o usuário.
    Faz todo o sentido, sem mais textos chatos e lotados das mesmas palavras-chaves…

    Abraços

  2. Muito bom Eduardo!
    Como toda novidade do Google, existe muita gente falando água sobre o Hummingbird por aí, mas sua explicação finalmente foi capaz de, objetivamente, mostrar a nova proposta do Google para o futuro.

    Obrigado! (Y)

  3. Pessoas como voçê, ajuda muito a todos nós. Praticando justamente o que o Hummingbird tem de melhor. Eu agradeço muito e fico muito feliz, OBRIGADO.

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