Conteúdo

Ideias para criação de conteúdo

Para qualquer empresa que trabalha estratégias de SEO, o conteúdo é uma arma fundamental para conseguir obter resultados através dos buscadores.

Logicamente que não é somente criar conteúdo e esperar os clientes virem bater a sua porta. Mas é certeza, que quanto mais conteúdo sua empresa gera, mais visitas seu site terá. Agora só vai depender da qualidade do seu conteúdo para determinar a qualidade dos seus visitantes.

Lembrando que conteúdo para sites e blogs não significa somente textos. Eles podem ser apresentados no mais diversos formatos: infográficos, vídeos, apresentações, ebooks. O importante é entender os benefícios e efeitos que cada um desses formatos de conteúdo irão proporcionar de benefícios para sua empresa.

Nós separamos uma pequena lista com alguns tipos de conteúdo que sua empresa pode trabalhar.

Resolvendo problemas

Afinal, todos temos problemas e seus leitores também têm. Gerar conteúdo com o objetivo de resolver problemas é uma excelente maneira de aparecer para buscas “long tails”, que são buscas para termos mais longos. Dessa forma você pode atingir um público que está procurando uma solução para o problema dele que talvez sua empresa possa resolver. Alguns exemplos:

  • Por que meu site não aparece no Google ?
  • Por que o chuveiro sempre queima ?
  • Eu não consigo um aumento de salário

Apresentações

Independente do segmento do mercado, sempre iremos poder expor o conteúdo de nossa empresa através de apresentações. Seja para explicar um tópico importante, ou ensinar algo. Podemos inclusive utilizar apresentações feitas em workshops e eventos.

Abaixo um exemplo de um módulo básico sobre links patrocinados que aplicamos para uma escola em São Paulo.

Explicar como utilizar

Hoje, temos tantas ferramentas que nos auxiliam no trabalho dia-a-dia, porém nem todas são tão simples de se aprender a mexer. Isso gera uma boa oportunidade de criação de conteúdo, você pode aprender como a ferramenta funciona, entender suas funcionalidades e criar um artigo bem detalhado sobre o tema.

Você ainda pode de gancho conseguir o apoio do desenvolvedor da ferramenta na divulgação do seu conteúdo.

Um exemplo simples é este artigo de como medir as visitas do meu site, onde eu explico o uso da ferramenta Google Analytics.

Comparação de Produtos ou Serviços

Comparação de ProdutosMostrar as vantagens e desvantagens de cada itens, históricos e evoluções. Essas podem ser maneiras interessantes de elevar a audiência do seu site e ainda ajudar seus consumidores a escolher qual produto ou serviço é mais adequado para eles.

O Ponto Frio preparou um excelente artigo comparando o iPàd vs. Galaxy tab

Melhores artigos do mês ou semana

Se você tem um site com um bom volume de visitas e bastante artigos, você pode criar um conteúdo selecionando os melhores artigos ou os que tiveram uma maior visibilidade.

Você ainda pode expandir a ideia e também mencionar os melhores artigos de sites do mesmo segmento. Neste caso tenha certeza de que esses sites mencionados tenham ciência disso, assim eles podem também lhe auxiliar na divulgação da sua página.

Podcast

Podcast é um formato de conteúdo em áudio. É um programa gravado e publicado, geralmente esse formato de conteúdo ganha uma audiência muito fiel e engajada com o podcast.

Temos um exemplo do SEOCore que utiliza o podcast como meio de criação de conteúdo para divulgar informações sobre SEO (Eu recomendo).

Pesquisas/Enquetes

Conteúdo gerado através de pesquisa no site Dicas de MulherFazer pesquisas com seu mercado de atuação além de lhe permitir a criação de um conteúdo único e original com a divulgação dos resultados da pesquisa, também é uma excelente fonte para base de mailing. Afinal quem está participando da pesquisa vai querer ser o primeiro a saber dos resultados.

Um exemplo muito bom que eu tenho é do site Dicas de Mulher. Eles tem uma seção do site reservada para pesquisas.

Guia do Como…

Você pode desenvolver um guia para ajuda a resolver problemas e dúvidas frequentes do seu público. Alguns exemplos:

  • Como remover sujeiras de panelas
  • Como acabar com as espinhas
  • Como declarar imposto de renda

Se você precisa de uma fonte de inspiração, sugiro utilizar a ferramenta UberSuggest que extrai informações diretamente da caixa de sugestões do Google.

ideias de como

Listas

Artigos em formatos de listas são sempre muito bem aceitos.

Geralmente é conteúdo de fácil leitura, porém é necessário uma boa pesquisa para deixar sua lista bem completa e rica em informações para os leitores.

Entrevistas

Você pode entrevistar pessoas importante da sua área de atuação. Você só precisa criar as perguntas certas para direcionar o entrevistado para o caminho que você deseja, afinal quem está criando o conteúdo é o próprio entrevistado.

Esse tipo de conteúdo gera bastante engajamento e disseminação, principalmente quando o entrevistado tem uma boa base de pessoas que acompanham a carreira dele.

Vídeos

Vídeos são excelentes ferramentas para disseminação de conteúdo, é possível produzir vídeos com um custo bem reduzido e que serão responsáveis por trazer muitas visitas para sua empresa. Afinal de acordo com a ComScore, o YouTube é o segundo maior buscador de mundo.

Espero que essas ideias tenham sido úteis, as dúvidas você pode escrever nos comentários abaixo.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

2 Comments

  1. Eduardo,

    Parabéns pelo conteúdo super relevante – foi muito enriquecedor para mim. Vim de um outro link do próprio site para esse artigo que complementou o que eu estava lendo. Perfeito

    Obrigado

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