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A importância da negativação de palavras-chave em campanhas do Google AdWords

Um dos fatos que faz um anúncio no Google Adwords ter mais impressões e mais cliques, mas poucas conversões, é o de haver termos de pesquisa não refinados ao público-alvo. Ou seja, os usuários pesquisam termos parecidos com a sua campanha, acabando por aparecer o seu investimento, mas que na verdade eles estavam buscando por outro resultado.

Por exemplo: você tem um salão de beleza e cria uma campanha com a palavra-chave “salão de beleza”, introduzida nos seus anúncios. E um dos termos pesquisados que fazem seu anúncio aparecer na rede de pesquisa é “jogos de salão de beleza”.

Percebe que a sua campanha apareceu num momento inoportuno? Gerou clique, mas não conversão. É muito comum esse tipo de imprecisão acontecer.

A seguir, você verá em detalhes o que é e no que irá ajudar a palavra-chave negativa na sua campanha.

Definição e Importância

A palavra-chave negativa atua como um bloqueador, que impede que as palavras selecionadas acionem seu anúncio na rede de pesquisa. Serve para impedir o tráfego irrelevante, evitando, assim, cliques em demasia, que não geram conversões mas somente custos.

Com o termo adicionado às palavras-chave negativadas, seu anúncio poderá alcançar usuários verdadeiramente  interessados em seu produto/serviço, além de poder abaixar os custos, e possivelmente, aumentar o ROI (retorno de investimento).

Sua utilização impede que os anúncios apareçam para pessoas que pesquisam resultados com o mesmo termo, mas que não tem nada que ver com o seu serviço/produto. Os cliques provenientes desses usuários geram somente custos e nenhum retorno.

Utilização das Palavras-chave Negativas

Para encontrar palavras-chave negativas à sua campanha ou grupo de anúncios, pode-se executar um relatório de termos de pesquisa, clicando na aba Palavras-chave; em seguida, clicar no botão Detalhes, depois escolher Selecionado (palavras selecionadas na caixa de verificação) ou Todos.

Este relatório mostra os termos reais que as pessoas digitaram no Google para chegar ao seu site.

Depois de selecionada a opção, o AdWords mostrará em lista os termos de pesquisa utilizados para acionar seu anúncio. Após isso, recomendo que você anote num bloco de notas todas as palavras que deseja negativar, para poder adicioná-las, então, numa lista de palavras-chave negativas. Você pode adicioná-las clicando em “+Palavras-chave negativas” ou em “Biblioteca compartilhada”.

Clicando em “+Palavras-chave negativas”, você pode escolher em que nível adicionar as palavras-chave negativas: Ao nível de Campanha ou de Grupo de Anúncios.

Já se você clicou em  “Biblioteca compartilhada”, clique em Visualizarna seção de Palavras-chave negativas da campanha.

Nessa opção, você pode criar uma lista e definir em quais campanhas as palavras-chave negativas estarão. É só clicar em “+Lista” e criar uma com um nome e suas palavras-chave; salvar, e após isso, selecionar “Aplicar a campanhas” e escolher em quais campanhas a lista estará vinculada.

Dicas Finais

Depois de definidas as palavras-chave negativas, em alguns dias você notará a diferença na campanha. Embora seja uma boa prática, há alguns riscos. Portanto, seguem algumas umas dicas práticas para negativação de termos.

1. Sempre verifique se as palavras-chave negativas não estão em conflito com as palavras-chave “normais”, já que isso pode impedir que o anúncio seja exibido.

2. Ao escolher as palavras-chave negativas, tenha cautela. Palavras-chave negativas em demasia pode ocasionar menor alcance de clientes.

3. O anúncio poderá ser acionado se, numa pesquisa que tenha mais de 10 palavras, sua palavra-chave negativa vir depois da décima palavra.

POR EXEMPLO:  Você negativa a palavra-chave “grátis”, e o termo pesquisado foi “Cursos de cabeleireiro e manicure em são paulo com vagas abertas grátis”, o seu anúncio poderá ser acionado se esse termo for pesquisado, porque sua palavra-chave negativa surgiu após a décima palavra.

Os termos selecionados para palavras-chave negativas podem conter variações que acionem o anúncio quando pesquisado. Por exemplo:Você negativa a palavra “jogos de salão de beleza”, porém, seus anúncios poderão ser acionados por palavras-chave como: “jogos de salão de cabeleireiro” ou “games de salão de cabeleireiro”. Por isso, sempre que for negativar palavras-chave, negative um único termo, só a palavra “jogos”, por exemplo. Isso facilitará o bloqueio a pesquisas relacionadas a essa palavra + sua palavra-chave (jogos de salão de beleza/jogos de salão de cabeleireiro). Porém, se você adicionar palavras-chave negativas de correspondência ampla, além de adicionar a palavra, terá que adicionar sua versão no plural/singular. Se no nosso caso foi a palavra “jogos”, deve-se adicionar também o termo “jogo”.

Se sua campanha precisa focar melhor no público-alvo e também refinar suas palavras-chave, a palavra-chave negativa é uma ótima opção para isso. Ela é uma ferramenta tão útil quanto fácil de se usar.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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