Conteúdo, Marketing

A importância do Blog para Marketing Digital

blogHoje em dia, para quem tem um site e depende disso para que o negócio tenha desempenho, trabalhar sobre uma estratégia de marketing digital é vital. Ter um blog é vital. E como sempre acontece, o que realmente move a internet para frente é conteúdo. Claro que conteúdo não é apenas artigos ou notícias sem fundamento ou mal escritos. Um conteúdo bom e bem aceito é aquele que leva curiosidades e informações de alta qualidade e originais. Conteúdo de sua própria autoria sempre serão levados em conta, em detrimento do famoso Ctrl C – Ctrl V que vemos por ai.

E qual a melhor forma de divulgar conteúdo de qualidade pela internet senão em um blog dentro do próprio site? Além de apresentar e divulgar seus serviços e produtos, postar assuntos interessantes geram visita e interesse.

Razões para ter um Blog no site

  1. Mantenha contato regular com seu público alvo;
  2. Seja referência no nicho de atuação;
  3. Aumente as chances de posicionamento no Google;
  4. Use o blog para o Marketing dos serviços e/ou negócios;
  5. Seja dinâmico e interativo;
  6. Obtenha resultados gratuitos e permanentes;
  7. Crie integração nas Redes Sociais.

Mantenha contato regular com seu público alvo: com um blog em mãos, você terá uma ótima ferramenta de comunicação para compartilhar informações com seu público. Um blog pode sempre manter os visitantes informados, proporcionando notoriedade e reconhecimento para o crescimento de seu nicho.
Seja referência em seu nicho: a partir do momento que há divulgação frequente de conteúdo – e conteúdo de qualidade – no blog, você se posiciona na frente do mercado.
Aumente suas chances de posicionamento no Google: a cada novo artigo publicado no blog, coloque sempre um ou dois links internos, apontando para alguma página do seu próprio site. Assim, o Google terá sua página como relevante.
Use o Blog para o Marketing de seus serviços e negócios: com a preparação para o lançamento de um novo produto ou  serviço para sua empresa, o blog poderá ser um meio de gerar expectativas para o lançamento.
Dinâmico e Interativo: um blog possui características únicas. É dinâmico, diferente de um site que possui conteúdos fixos; conta com atualizações constantes; é interativo, pois todo blog possui áreas para comentários, que ajudam no incentivo aos visitantes. Muitos comentários podem ser críticas construtivas, que ajudarão cada vez mais a melhorar e trazer novas ideias para ele.
Resultados gratuitos e permanentes: um dos principais motivos por muitos optarem por um blog é que, além de ser ótimo para o marketing de seus negócios e serviços, é gratuito, requerendo somente algum tempo de esforço. E ao contrário de investir em links patrocinados, comerciais de revistas etc., é um ativo permanente, ou seja, mesmo se parar os posts por algum tempo, tanto os links de indicação quanto sua autoridade em páginas no Google continuarão.
Integração as Redes Sociais: se seu site já possui redes sociais, crie uma integração com o blog, adicionando mecanismos de compartilhamento e Curtir. Além disso, divulgue seus artigos recém escritos nas redes, e assim, você terá mais chances de atingir usuários interessados.

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

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