SEO

O que é Keyword Stuffing em SEO

Keyword stuffingKeyword Stuffing é uma das técnicas black hat mais antigas e também instintivas que surgiu, praticamente, com a origem do termo e técnicas de SEO. Muitas pessoas utilizavam esta técnica para posicionar melhor a página do seu cliente no buscador. Hoje vamos falar sobre as palavras-chave que são entulhadas no site com essa intenção.

O que é Keyword Stuffing?

Esta palavrinha pode mudar tudo em segundos. Lá está você se preparando para escrever um artigo e sabe que se colocar algumas palavras que tenham mais procura nos buscadores é provável que seu site entre nesta listagem. Mas a que custo?

Keyword Stuffing é a prática de incluir várias palavras-chave no texto, de modo que o seu site melhore no posicionamento e causando um tráfego para seu site. Contudo, se você acrescentar muitas palavras sem relevância, os robôs conseguem perceber que você está tentando ludibriá-los e o pune. Isso mesmo. Não adianta fazer um texto sobre passarinhos e colocar palavras-chave como Lady Gaga dentro do texto, para o usuário ou somente na programação para os robôs visualizarem, que não vai funcionar. Ok, a Lady Gaga é extravagante, mas duvido que ela seja uma ave ou tenha alguma relação com pássaros. Esse exemplo dado é literalmente para vocês perceberem que não adianta colocar palavras que não estejam no contexto tentando atrair mais público para seu site.

Palavras-chaves: utilize-as bem

O Google não divulga a porcentagem exata de quantas palavras são permitidas para o fortalecimento de um texto, mas convenhamos, é necessário ter bom senso ao fazer o texto. A pergunta que te faço é a seguinte: Você está preparando o texto para quem? Para seu usuário ou para o Google?

Claro que queremos estar sempre em posições elevadas na busca relacionada ao nosso segmento. Pesquisas afirmam que apenas 1% dos usuários passam da terceira página de busca do Google e isso não é legal. Por isso, muitas empresas acabam fazendo textos de má qualidade com muitas keywords e links,  virando um carnaval para que esses termos possam impulsionar o posicionamento, mas nada que realmente vá ajudar a elevar sua posição.

Faça um bom planejamento de marketing digital, saiba como usar a seu favor ferramentas que irão lhe auxiliar no site. Faça conteúdo de qualidade, escreva sobre o que a sua empresa faz de modo que seja atrativo para o seu cliente, já mencionamos que institucional não é um conteúdo que, muitas vezes, o seu usuário deseja, escreva sobre possíveis dúvidas que seus clientes possam ter, mostre seu produto de forma mais abrangente e não somente o que o usuário deve comprar. Mostre utilizações para seu produto, o que o seu cliente pode fazer? Muitas vezes as pessoas não conhecem todas as possibilidades do que você oferece.

Um exemplo bom para lhes falar seria sobre joias. Digamos que você produz e comercializa joias e semi joias. Como fazer uma postagem de conteúdo e ao mesmo tempo vender seu peixe? Bem, você pode usar uma imagem como essa abaixo.

patricia-arquette

Nela terá uma pessoa vestida conforme o tema que você quer falar e ao lado você insere seus produtos e mostra ao seu cliente como suas peças podem combinar com determinadas roupas. Fazendo um post com conteúdo relevante, onde você mostra a utilização das peças, você está fazendo um trabalho de serviço e o Google entende isso como um conteúdo bom.

Claro que as palavras-chaves devem ser utilizadas no site e nas postagens. Contudo, os links precisam ser inseridos no seu texto de modo que auxilie a navegação do usuário, como no caso das jóias em que os links para as peças auxiliaria o cliente ir direto ao produto que chamou a sua atenção na imagem e a conclusão da compra.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

1 Comment

  1. Olá, meus parabéns pelo artigo, no quesito keyword stuffing ficou bem completo.

    De fato ainda existem “Profissionais” que tentam utilizar essa técnica com a intenção de enganar o Google, (rs) pobre eles mal sabem que estão cavando a própria cova pois os algorítimos do Google detectam facilmente essa estrategia tosca.

    Sem falar que muitos neglicenciam o que chamo de melhor estrategia de SEO do mundo, (A produção de conteúdo de qualidade)

    Em fim, mais uma vez parabéns pelo artigo.

    Um grande abraço.

    PS: Recentemente lancei o meu blog pessoal sobre Marketing Digital, quando tiver algum tempo faça uma visita. Vou adorar ter um comentaria seu em um dos meus artigos. segue o link: http://viniciosferreira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *