SEO

Linkagem Interna: Como pode beneficiar seu site

Entre tantas estratégias e ações de SEO que podem ser tomadas para benefício de um site, uma das mais simples e fáceis de se trabalhar é a criação de links internos. Muitas vezes passa despercebida, por – enganosamente – considerarem ineficaz apenas por sua simplicidade, sem contar que muitas vezes é esquecida. No entanto, hoje iremos abordar como esse trabalho, apesar de simples, é muito útil para o SEO, e ajuda a aumentar a relevância das páginas importantes do seu site. Além disso, sua taxa de rejeição irá diminuir e consequentemente os page views aumentarão.

Do que se trata a Linkagem Interna:

A Linkagem Interna funciona bem parecida com o trabalho de Link Building, no qual o objetivo é conseguir os famosos Backlinks apontando para as páginas do seu site. A diferença é que, além de muito mais simples de ser trabalhado, pode-se ter o total controle dos links. Por Exemplo: ao escrever um artigo na área Blog do site, ou mesmo na página de serviços, você pode escolher a palavra que deseja ‘linkar’ para outros artigos, para páginas do site ou mesmo para as categorias. Como no exemplo abaixo:

Quando são trabalhadas técnicas de SEO sobre algum site ou blog, visando melhorar sua relevância no Google, deve-se ter em mente que cada elemento trabalhado será crucial para o site, tanto para curto ou longo prazo.

No exemplo acima, escolhemos o termo “técnicas de SEO”, e o ‘linkamos’ para a página de serviço  “SEO” em nosso site. Vê-se que, fazendo O trabalho de Linkagem Internaesse trabalho simples, conseguimos um link de qualidade para o nosso próprio site, aumentando a  relevância dessa palavra-chave e fazendo com que os buscadores entendam que aquela página é relevante para aquele termo.

Como todo trabalho de SEO é contínuo, é preciso criar o hábito de fazer a ‘Linkagem Interna’ sempre quando postar uma nova página ou artigo no site, pois os resultados são iminentes.

Destaque as palavras com links:

Faça  apenas algumas mudanças na hora de linkar alguma palavra ou frase. Recomendamos mudar a cor da palavra linkada para uma cor forte e vistosa; colocar ainda um sublinhado, deixando evidente ao leitor que ali há um link de fato.

Esconder links é algo que primeiro, não ajuda o usuário a continuar a navegação pelo seu site e também não é algo bem visto pelo Google.

Evite encher de links um único artigo:

O excesso de links em um único artigo pode trazer resultados desagradáveis, como atrapalhar a leitura e até mesmo espantar o leitor. Certamente muita gente já entrou em alguma página entupida de links, e sabemos que não é nada agradável a leitura. Assim, na hora de montar uma ‘linkagem interna’,  lembre-se de ser cauteloso com a quantidade de links. Para um artigo pequeno de 300 palavras, um link é o suficiente, para artigos maiores, de dois até três links é o suficiente.

Tudo vai depender do tamanho do seu texto e também se existe sentido haver um link naquele local. Por exemplo: Se você escreve uma lista de artigos mais lidos, por mais que seja um artigo pequeno é necessário que cada título tenha um link.

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

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