Links Patrocinados

Nova política de terceiros para AdWords

Na última semana, a Google enviou um e-mail de notificação sobre a nova política de parceiros terceiros. A atualização entra em vigor em novembro e interfere diretamente na atuação dos profissionais, revendedores e agências de consultoria. A justificativa para a mudança é um pedido de maior clareza entre os partner e o clientes sobre as campanhas de links patrocinados Google Adwords.

Taxas de gestão e liberação do IDs para o cliente são dois itens inclusos na atualização. Além disso, segundo o comunicado, a nova política terá:

  • uma ideia mais clara do que a Google espera dos parceiros terceiros
  • mais informações que esclarecem a existência de cada secção da política
  • mais transparência sobre o que acontece em caso de violação da política
  • dois novos requisitos que visam aumentar a transparência e a responsabilidade dos parceiros terceiros

Principais atualizações

A política de parceiros agora enfatiza três áreas: Requisitos de transparência, Práticas proibidas e Requisitos de configuração de conta. Cada uma delas é subdividida em tópicos com exemplos e mais detalhes.

  • Requisitos de transparência: trata do custo e desempenho da publicidade Google, as taxas de gestão cobradas pelo partner ou agência consultora e a importância de partilhar o aviso de divulgação. O objetivo é mostrar os relatórios de custo e desempenho da Google de maneira que os clientes possam acessar e entender facilmente.
  • Práticas proibidas: comportamento de assédio, abusivo ou não fidedigno e afirmações falsas, enganosas ou irrealistas, como garantir um posicionamento superior no Google para o cliente, fazer afirmações falsas sobre o modo como são calculados os custos do AdWords ou oferecer cliques ilimitados ao cliente é terminantemente vetado. Os anunciantes também devem receber um serviço de qualidade superior ou idêntico ao recebido se trabalhassem diretamente com a Google, quanto mais nitidez nas informações, melhor para todos os envolvidos.
  • Requisitos de configuração de conta: como deve organizar as contas de publicidade Google dos seus clientes. A Google recomenda que se mantenha um anunciante por conta para garantir o índice de qualidade do AdWords. Misturar mais de um cliente em mais de uma conta pode interferir no índice de qualidade e nas palavras-chave. Por isso, a exigência da Google.

Violação de política

Caso haja violação das políticas de parceiros terceiros, o partner ou a agência consultora poderá sofrer revisão da conformidade, notificação de não conformidade, interrupção temporária do programa de parceiro terceiro ou interrupção temporária da conta de publicidade. Para confirmar essas irregularidades, a Google pode entrar em contato os os clientes dos parceiros e pedir informações extras.

Um dos principais objetivos das políticas para parceiros do AdWords é incentivar e garantir a responsabilidade para com os clientes da ferramenta. Por isso, encontrar uma consultoria confiável em gestão de campanhas de links patrocinados é tão importante.

A Google disponibilizou uma prévia da nova política que pode ser modificada até o final deste mês. Não foi divulgado o dia exato em que a atualização será validada.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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