SEO

O que é o redirecionamento 301

Muitas vezes quando fazemos uma página para o nosso site, com o tempo temos vontade de modificá-la de local ou até mesmo mudar o nome dela, alterando a sua URL, essas modificações em grande parte das vezes são realizadas para que seja possível melhorar o tráfego no site, mas se não nos atentamos a detalhes como o redirecionamento 301, podemos acabar prejudicando o site, ao invés de ajudar, que era a intenção inicial.

Nos sites, o sistema e os robôs dos buscadores não compreendem plenamente que um objeto foi modificado para outro local sem que seja avisado sobre isso, por isso que é importante que todas as modificações de páginas sejam acompanhadas de perto, de modo que não se perca algum conteúdo que te gera um bom tráfego, podendo até mesmo dificultar que volte ao normal.

O redirecionamento 301 é um código que o servidor retorna sobre as páginas que não estarão mais presentes em seu site que indicam aos buscadores que o conteúdo foi removido permanentemente para outro endereço. Além de auxiliar os buscadores a localizarem o conteúdo correto, também ajuda os usuários. Caso algum visitante do seu site salve alguma URL em seus favoritos, mesmo que ela modifique de endereço, ele ainda conseguirá acessar o seu conteúdo, pois esse código inserido irá o redirecionar para a página correta.

O redirecionamento 301 deve ser utilizado quando:

  • Modificar a URL do seu conteúdo;
  • Mudar o endereço do seu site;
  • Quando unir dois sites e precisar que as páginas sejam vinculadas corretamente;
  • Evitar conteúdo duplicado, principalmente quando existe mais de uma maneira de acessar o seu site como em: www.exemplo.com.br e exemplo.com.br. Nesse caso é preciso verificar qual será a URL que terá privilégio do conteúdo e realizar corretamente o redirecionamento da que não deverá aparecer na barra de endereços dos seus usuários;
  • Encontrar páginas 404 quando não tiver planejado o redirecionamento previamente.

Como saber que o meu site possuí páginas não encontradas?

Um bom modo de verificar se o seu site possuí páginas que não estão conseguindo ser acessadas pelos robôs e usuários é com o Google Webmaster Tools na seção de rastreamento. Nessa páginas você consegue ver todas as URLs que não foram encontradas e consegue fazer um planejamento de para onde elas devem ser direcionadas, a imagem abaixo demonstra como que é a informação que você irá encontrar:

Páginas não encontradas Webmaster Tools

Com um bom planejamento de redirecionamento, você conseguirá deixar a saúde do seu site em dia e conseguirá bons resultados de tráfego, além de não incomodar o seu cliente/usuário com problemas de navegação.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *