Desenvolvimento

O que é um site responsivo?

 

Com várias plataformas disponíveis para navegar na internet, é cada vez mais necessário adaptar o site. São inúmeros tamanhos e resoluções nas telas de computadores, celulares e tablets. Adequar o conteúdo disponível para que ele seja acessado e lido sem dificuldades, até em telas pequenas, é essencial para atender melhor o seu cliente no meio digital.

Já destacamos aqui a importância de um site mobile para facilitar o acesso do usuário em seu site através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Você já sabe que o conteúdo do mobile pode ser diferente da versão web e que deve priorizar as informações mais importantes para o acesso rápido. Agora, vamos ver outra opção para o seu site: o design responsivo.

Quer um exemplo de site responsivo? Diminua o tamanho desta janela do navegador e veja como os elementos se reorganizam. Não importa o tamanho da tela em que você visualiza este site. Todas as informações vão se encaixar para que você não perca nenhum conteúdo.

Essa adaptação simplifica o acesso do leitor, independente da plataforma que ele use a tela se ajusta a qualquer resolução. As imagens, textos e botões também são redimensionados e assumem posições estratégicas, sem que você tenha que usar a barra de rolagem ou zoom in e zoom out. Além disso, o site responsivo pode utilizar as ferramentas inteligentes do aparelho, como localização e mudança na orientação do dispositivo (vertical ou horizontal).

Principais benefícios de um site responsivo:

  • Adaptação do layout da página de acordo com a resolução do dispositivo em que está sendo visualizada
  • Imagens redimensionadas automaticamente, para que caibam na tela e sem sobrecarregar a transferência de dados em um celulares, por exemplo
  • Botões e links com tamanhos ajustados para o touch screen

É claro que a base do seu site tem que ser bem feita e com técnicas de SEO e o conteúdo tem que ter qualidade para prender a atenção do usuário. Para isso, veja também algumas dicas do que não fazer no seu site.

Todas essas ações descomplicam – e muito – o seu site e o acesso do cliente, por isso vale investir um pouco mais na hora de fazer os ajustes.

 

 

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *