Marketing

O que muda com o Marco Civil da Internet

Marco civil da internet, o que mudou?No dia 23 de Abril de 2014, a presidente Dilma Rousseff sancionou o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e a lei estará em vigor a partir de 24 de Junho de 2014, o nome desse período é chamado de vacatio legis.

Muito se ouviu falar, mas pouco se sabe efetivamente sobre as mudanças que ele pode trazer para a internet de um modo geral, principalmente para o marketing digital e comportamento das empresas na internet. O que mais surgiu foram boatos, chegando ao ponto de até mesmo mencionar que isso serve como um modo de censurar o usuário, um grande engano, essas novas leis servem para proteger quem acessa a internet.

É bom que empresas estejam por dentro de todas as questões envolvidas para que possam oferecer melhores serviços aos seus clientes, então vamos conhecer algumas das coisas que modificam:

Guarda de dados dos usuários

A partir do primeiro dia que o Marco Civil da Internet estiver em vigor, as empresas têm que deixar claro em seus termos de adesão quais são os critérios e porque é necessário pedir as informações para fechar o contrato ou fazer o cadastro. Não será mais permitido que façam perguntas obrigatórias que não influenciem no processo de aquisição ou compra.

Nenhum dado pode ser compartilhado com outras empresas ou pessoas, a não ser em casos que exista um pedido judicial, nessa parte também entra os e-mails do usuários que daqui a pouco falaremos sobre isso.

Ao término ou cancelamento de contrato/registro, todos os dados dos usuário deverão ser deletados, a não ser se estiver dentro do prazo previsto pelo Marco Civil da Internet que é um período de 6 meses.

Solução para o cadastro

Sabemos que muitas vezes as perguntas que são feitas em cadastros podem não influenciar na compra, mas elas são completamente ligadas com o serviço que o seu site pode oferecer para os consumidores, podendo dar melhores sugestões, entender seu usuário e até mesmo conseguir enviar e-mails (explicado a seguir) conforme os gostos e necessidades do usuário.

Já que essas perguntas não são mais permitidas, é necessário pensar em algumas soluções.

Um bom caminho é o envio de um e-mail junto com a confirmação do cadastro, falando ao usuário que tudo está correto e sua conta já está funcionando normalmente, mas que para melhorar o atendimento, se ele desejar, poderá preencher um formulário com algumas informações extras. Desse modo, não se torna obrigatório e se o usuário não desejar passar mais informações não atrapalhará o negócio que pode existir entre a empresa e ele.

E-mail Marketing e o Marco Civil da Internet

E-mail marketing é o sucesso ou fracasso de um negócio. Quem nunca se cadastrou em um local e começou a receber e-mails de diversas partes, não apenas do local onde se cadastrou? Esse é um dos principais motivos de não ser mais permitido o compartilhamento de dados pessoais do usuário, a não ser que ele permita.

Nos novos cadastros que tiver em seu site, um bom modo de se ajustar é colocar duas caixas para serem clicadas, a primeira falando que permite o envio de e-mail marketing com propagandas e na outra perguntando se aceita o compartilhamento do e-mail com parceiros que podem ser do interesse do usuário. Sem essas duas autorizações a empresa não tem permissão e pode passar por sérias punições.

Para os contatos que já constam na sua lista, fica simpático enviar um e-mail falando que a empresa está se ajustando ao Marco Civil da Internet e que precisa de uma confirmação se deseja continuar recebendo seu e-mail marketing e se também pode compartilhar esse e-mail. Assim fica simpático e seus usuários percebem que você se importa também com os direitos deles.

 

Não são passos tão difíceis de serem seguidos para que seja mantida a privacidade dos usuários e eles possam confiar mais no seu serviço, devido a segurança que você oferece. Ainda tem um tempo para se ajustar.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *