SEO

O que são Títulos e Meta Descrições e sua importância para o trabalho de SEO

Títulos e Descrições

Quando são trabalhadas técnicas de SEO sobre algum site ou blog, visando melhorar sua relevância no Google, deve-se ter em mente que cada elemento trabalhado será crucial para o site, tanto para curto ou longo prazo.

Sendo assim, dois elementos importantes do SEO serão abordados aqui: Title e Meta Description (Título e Meta Descrição). São aqueles pequenos títulos e descrições exibidos nos buscadores quando pesquisado determinado conteúdo no Google. Vide abaixo:

Exemplo de título e descrição

O texto em destaque acima – “Agencia ST – Marketing Digital para sua empresa – (11) 3477-3717” – é o Título. Já o texto abaixo é a Meta Descrição – “Somos uma agência de marketing digital focados em resultados. Trabalhamos com diversas estratégias para geração de leads e comunicação digital“.

Além de a Title poder ser encontrada nas buscas, também aparece na aba do site visitado pelo interessado.

Meta Title na aba do site

 

 

O trabalho de otimizar as Meta Tag (é o termo que engloba Título, Meta Descrição e Meta Keywords) é muito importante para a otimização do site, trazendo relevância e maior entendimento sobre a página de destino. Apesar de a criação do Título e Meta Descrição ser simples e relativamente fácil de fazer, é essencial para aumentar a relevância e as chances para um ranqueamento melhor nos buscadores.

Apenas o título influência no posicionamento do site com a utilização de palavras-chaves nele. As descrições ajudam no processo de decisão do usuário no momento em que ele se encontra na página de resultados de pesquisa.

Dicas para criar um bom Título e Descrição:

1.  Entenda o conceito e as regras básicas das Meta Tags

1.1 Título: para criar um Título é necessário que tenha referência com o conteúdo abordado na página de destino. Uma maneira simples e eficiente de criar é colocar um título para a página de forma reduzida, e ao final, inserir o nome da marca. Assim, o tema abordado pela página revela-se brevemente explicado e ainda divulga a marca de forma sutil. É importante saber que não se deve ultrapassar os 70 caracteres, já que a frase pode ser cortada, prejudicando toda a divulgação.

Exemplo de um Título

1.2 Meta Descrição: nada mais é do que um resumo do tema abordado e um complemento para o título. Como a limitação de caracteres do Título, a Meta Descrição não deve ultrapassar os 156 caracteres. Desta forma, o texto não será cansativo, mas interessante e agradável. Tente usar um CTA (call-to-action) para estimular o usuário a clicar em seu resultado e não no da concorrência.

Exemplo de uma Meta Descrição

2. Trabalhe as Meta Tags em todo o site:

Para site de serviços é evidente saber que um trabalho de Títulos e Descrições em todas as páginas é vital para determinar um bom nível de relevância. A maioria dos sites de serviços não tem muitas páginas para trabalhar. Pode-se contar cerca de 15 a 50 páginas no máximo. No entanto, há outros tipos de sites e/ou blogs que possuem grandes quantidades de conteúdo e páginas, e a criação de Títulos e Descrições em cada uma delas é fundamental. Apesar de que, quanto mais páginas o site tiver, mais demorado e cansativo será. Contudo, no final de todo esforço, os frutos são inquestionáveis.

É importante que cada título e descrição sejam únicos. Esse é um dos elementos que ajuda a distinguir as páginas do seu site.

Bruno Storini
Analista de Marketing digital com experiência na área desde 2013, atuação com foco em SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *