Marketing, Rede Social

Por que as empresas não conseguem resultado nas redes sociais

Mídia SocialMuitos empresários pensam que as mídias sociais podem aumentar em até 50% a receita de sua empresa, o que na realidade é uma grande utopia.

Como assim?

A ideia comum dessa premissa é que, pelo fato de a marca estar “exposta a milhões de usuários”, ela poderá ser compartilhada e divulgada organicamente para todos os povos de todas as nações do mundo. Sendo assim, a grande visibilidade irá trazer um resultado tão expressivo, mas tão expressivo, que a receita irá aumentar em um percentual positivamente verificável.

Sinto dizer, mas essa é uma falsa visão no mundo das redes sociais. Não vou dizer que é uma utopia completa, mas quase completa.

O que os empresários não entendem é que existe um planejamento estratégico de considerável complexidade para implementação e estruturação das mídias sociais. Não é simplesmente entrar, colocar o logo da empresa e ficar divulgando os próprios produtos. É necessário estudar o público alvo, o nicho de atuação, o tom de voz, as informações a serem trabalhadas, para onde essas informações pretendem levar, entre outras. Por isso, não caia nesse delírio.

Que tipo de resultado esperar?

“Oras, quero vender, quero colocar a minha marca à vista de todos. Todo mundo vai curtir, compartilhar, comentar… Quero fazer muito barulho!”.

Alguns empresários pensam que fazer barulho é o ponto foco para a obtenção de resultados. Pois bem, a analogia mais clara que podemos fazer sobre isso é: com o que você é mais atraído? Por um funk carioca do seu vizinho em uma madrugada de segunda-feira ou um Ludwig van Beethoven da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo no teatro municipal? A segunda realidade pode não ser tão real para alguns, mas podemos sentir a diferença gritante entre um e outro. O primeiro atrapalha e irrita ao ponto de chamar a polícia e mandar todo mundo preso, já o segundo, é de fechar os olhos e deixar-se levar como se fosse um sonho concebido na realidade. Logo, o fazer barulho merece estar dentro do contexto geral, do bom senso geral e da necessidade da maioria. Não é normal fazer coisas do nada sem um motivo específico. Ou seja, não é normal começar a gritar no meio de um shopping, ou cuspir para o alto na fila de um banco… Isso só irá fazer com que as pessoas ignorem definitivamente a marca. O mais incrível é que as empresas fazem essas loucuras e querem resultados positivos!

Os resultados são frutos de um planejamento bem elaborado. Mas que não são somente vendas e aumento da receita da empresa, mas, principalmente, o conhecimento da marca, isto é, branding. Todos esses canais e redes trabalham quase exclusivamente para a marca ter maior conhecimento e, consequentemente, visibilidade entre os usuários. Muitas pessoas comuns podem seguir a página da empresa pelo simples fato de ser interessante e cativante. Essa é a beleza das mídias sociais. Por isso, é importante compreender que investir tempo, estudo e criatividade para desenvolver um bom procedimento é de suma importância.

No mais, não se deixe levar pela falta de conhecimento desse segmento de marketing digital. Tudo isso pode ajudar a sua empresa a não fazer feio nas mídias sociais.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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