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Qual a diferença entre conversões e cliques convertidos?

Essa é uma dúvida que muitos têm em relação as métricas do Google Adwords quando vão analisar os dados das campanhas, qual métrica devo levar em consideração, conversões ou cliques convertidos? A resposta é bem simples, as duas, mas uma terá mais importância do que a outra dependendo do segmento do seu negócio. Agora vou explicar melhor o que cada uma delas significam.

O que são Conversões

Conversões é o número total de ações realizadas no site que você configurou como relevante para seu negócio, podendo ser um lead, compra de produto, entre outros. Dessa forma podemos descobrir o número de interações dos usuários com seu site. Exemplo: Se um usuário clicar uma vez no seu anúncio e realizar uma compra, será contabilizado uma conversão, mas se este mesmo usuário antes de sair do site preencher um formulário, será contado como um clique no anúncio e duas conversões.

O que são cliques convertidos

Já os cliques convertidos são todos os cliques em anúncios que resultaram em uma ou mais ações em seu site, ou seja, se um usuário clicar uma vez no seu anúncio e realizar uma compra será um clique convertido, o diferencial dessa métrica é que mesmo se o usuário fizer uma compra e preencher um formulário será contabilizado como um clique convertido, dessa forma teremos um clique no anúncio e um clique convertido, diferente da conversão que contaria como duas conversões.

As duas métricas são igualmente importantes, pois conseguimos identificar o total de conversões realizadas no site e com os cliques convertidos podemos identificar o total de cliques que efetivamente se tornaram conversões, e também serve para descobrirmos o total de usuários únicos que converteram no seu site. Mas como falei no início do artigo, a importância delas depende do segmento do seu negócio, supondo que você tenha um e-commerce, as duas métricas são importantes, pois você identifica os cliques que se tornaram em conversões, mas também o número de produtos vendidos. Caso você tenha um site de serviços o  ideal são os cliques convertidos, pois o seu foco será o cliente final.

Conclusão

Tudo depende de como você analisa os dados, lembrando que as métricas são igualmente importantes mas também podemos configurar as campanhas para contar somente como conversão ou como cliques convertidos, caso configure para cliques convertidos não é necessário analisar as duas métricas, mas se manter como conversão o ideal é configurar suas colunas para que essas duas métricas apareçam para você, pois assim você terá uma maior noção de como a campanha está se comportando.

Henrique Pinho
Analista de marketing digital formado em Design Gráfico, onde atualmente foca seus esforços na área de links Patrocinados gerenciando e criando campanhas.

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