Conteúdo, Mercado

Qual o tamanho da internet no Brasil e no mundo?

Esse post é um complemento das informações da nossa página de Marketing de Conteúdo.

Como estamos falando de meios digitais (já que é possível ter marketing de conteúdo offline também), é importante sabermos alguns dados sobre a internet e porque é tão importante investir nessa plataforma.

Segundo os dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), mais de 39% da população mundial tem acesso à internet, o que é referente a 2,7 bilhões de pessoas. Até ao final de 2014, 80% da população dos países desenvolvidos terão acesso à internet. Já nos países em desenvolvimento, como o Brasil, o número chegará aos 33%. No Brasil respectivamente, foi registrado 133,7 milhões de acessos à internet, o que significa um crescimento de 55% em detrimento do ano anterior, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Por que é importante investir nessa plataforma com Marketing de Conteúdo?

O que é a internetA internet é um meio de comunicação que não veio para substituir os meios utilizados anteriormente, mas sim complementar. O grande diferencial é que não há mais somente uma fonte de informação, isto é, não há mais a necessidade de depender dos grandes meios de comunicação, como os jornais, as redes de televisão, entre outros meios que detêm significativamente a comunicação de massa. Hoje, podemos nos “alimentar” com notícias provenientes de canais internacionais (digo canais de internet, não de TV), que fornecem notícias diferenciadas das mídias tradicionais do país.

O que é Blog?

O termo blog nasceu praticamente sem querer, em 1997, para abreviar “Weblog” (we blog/nós blogamos), estabelecendo-se até hoje. A sua funcionalidade também não mudou muito até então, que é para publicação de informações diárias, muito utilizado inicialmente como um diário pessoal online. Aliás, a ideia de postagem de informações cronológicas permanece, mas com grandes mudanças e melhorias. Hoje a ferramenta tem sido liderada pelas plataformas WordPress e Blogger, do Google.

O blog pode ser considerado uma mídia social, no que diz respeito à interação entre usuários, o que automaticamente o define como um meio no qual pessoas diversas e de lugares diversos podem interagir sob uma mídia. Claro que há suas limitações se comparado a uma rede com fins unicamente sociais.

Em todo caso, os blogs possuem diversos tipos de utilização, seja para objetivos pessoais, profissionais ou uso eventual etc. É um meio estratégico para atingir diversos tipos de target, de alta viabilidade e saudável para fortalecer o SEO da empresa e gerar informações coerentes para os usuários e interessados. O Marketing de Conteúdo é a estratégia para esse meio, a mais válida e representativa.

O que é Rede Social?

Redes Sociais é um termo para plataformas digitais que permitem a interação de diversos usuários em um mesmo ambiente digital, em um mesmo canal.

Essa concepção começou com o desenvolvimento da WEB 2.0, que é o que conhecemos da internet hoje, envolvendo participação de diversos usuários, como o wiki (compartilhamento rápido), inserção de fotos, vídeos, arquivos de som, dados e sistemas interativos e diversos outros elementos que enriquecem cada aspecto da World Wide web (WWW).

Internet-no-Mundo

Há diversa redes sociais espalhadas pela internet, como Facebook, Google Plus, Orkut, LinkedIn, Pinterest, YouTube, Vimeo, Instagram, WhatsApp, Viber, Blogger, Tumblr, WordPress, entre muitas outras. Todas possuem uma característica que definem pontualmente o nicho de atuação. Por exemplo, o Google Plus, Facebook e Orkut são redes para relacionamento; o Pinterest e Instagram para compartilhamento de fotos, o YouTube e o Vimeo para vídeos e assim por diante. Cada qual tem sua característica e bem posicionada para suas devidas propostas, principalmente o LinkedIn, que é um ambiente digital de relacionamento, mas de cunho estritamente profissional.

Empresas e muitos profissionais e aspirantes estão inseridos nessas mídias – e em toda internet como um todo -, prontos para todo tipo de negócio, oferta e demanda.

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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