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Sua empresa precisa de um site mobile

É comum em nosso dia a dia usarmos dispositivos móveis para acessar a internet. Muitas vezes, vamos além dos aplicativos e redes sociais. Pesquisamos melhores caminhos para chegar a determinado local, comparamos produtos que queremos comprar, visitamos sites para conhecer marcas, novas empresas e muito mais.

Porém, o site pode demorar para carregar ou pior, o conteúdo pode ser muito além do que cabe na tela do celular. E uma coisa bastante chata é ter que dar zoom e rolar a página para todos os cantos a fim de clicar num único botão do site.

sua empresa de um site mobileUma boa solução para isso é oferecer um site mobile. Essa simples ação pode fazer muita diferença no resultado final. A versão mobile é o mesmo site da sua empresa, só que adaptado para celulares e tablets.

Porém, a versão móvel apresentada em celular não deve ser uma miniatura do site da empresa. A adaptação possibilita a criação de conteúdo exclusivo, carrega todo o site de acordo com as exigências do dispositivo utilizado e permite uma visualização muito mais confortável para quem .

O conteúdo disponível pode ser idêntico ao da versão web, mas merece atenção especial para agradar e fidelizar o cliente. Segundo a pesquisa Our Mobile Planet, encomendada pelo Google e realizada pela Opsos MediaCT (em parceria com a Mobile Marketing Association e o Interactive Advertising Bureau), cerca de 70% dos brasileiros acessam a internet a partir de dispositivo móvel quando estão longe de um computador.

A pesquisa também mostra que:

  • 45, 1% dos brasileiros acessaram o site de uma empresa ou serviço depois de fazer buscar através do smartphone 
  • 36,8% fazem pesquisa local diariamente
  • 13,7%  usam os celulares para avaliar produtos enquanto visitam as lojas físicas

Muitas vezes o usuário está na rua e precisa de uma consulta rápida, apenas para  encontrar um endereço ou telefone para contato. Assim, vale considerar uma reorganização do site mobile e também no da web para exibir as informações da empresa de maneira mais fácil para quem procura. Deve-se dar atenção especial para o design da página e conhecer algumas dicas básicas sobre o que não fazer no site de uma empresa.

A ausência de versão móvel frustra o usuário. Ele pode abandonar a pesquisa e não querer mais saber do site que visitou e não foi bem recebido. E em muitos casos, um aplicativo não é a melhor solução, afinal um app requer versões específicas para cada sistema operacional, um site mobile só precisa de uma versão desenvolvida e poderá ser acessado por todos os smartphone conectados à internet.

O custo para se ter uma versão mobile não é alto e a manutenção também é simples. Na maioria das vezes a atualização do site tradicional aparece automaticamente na versão móvel, assim, o cliente não terá dificuldades no acesso.

É importante conversar com o programador para confirmar se o seu site está apto para direcionar o usuário para o mobile automaticamente e se o endereço da versão móvel será o mesmo da web.

Atente-se a alguns outros detalhes:

  • Ofereça recursos simples para o usuário: nada de ícones, teclas e botões pequenos de mais e reduza ao máximo os cliques necessários para completar operações (principalmente se for ligado à compra)
  • Evite a necessidade de barra de rolagem e conteúdo em Flash 
  •  Os celulares, por exemplo, tem tela de no máximo 7″, ou seja, todo o conteúdo do site deve ser exibido nesse espaço.

Vale a pena planejar o investimento e ajustes necessários para oferecer o melhor para seus clientes.

 

Eduardo Storini
Desde 2009 atuando no mercado de marketing digital brasileiro. Trabalha ativamente no desenvolvimento de novas estratégias para aumento de vendas e captação de leads para os clientes da Agência St.

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